17 mitos sobre o que você pode ou não comer durante a gravidez

Conseguimos um especialista para lançar alguma luz sobre vários mitos alimentares exclusivamente de gravidez de Singapura.


Por Fadhlina Jasni for Health Xchange, com a contribuição de especialistas do Departamento de Nutrição e Dietética, KK Women’s and Children’s Hospital (KKH), um membro do grupo SingHealth



Em Cingapura, é comum que mulheres grávidas tenham cuidado especial com a alimentação. Por exemplo, muitos acreditam que comer alimentos específicos garantirá o resultado ideal da gravidez, conforme revelado em uma pesquisa de 2013 com 30 funcionários do Hospital Infantil e Feminino KK (KKH) e seus parentes.

No entanto, a verdade é que não há alimentos específicos para comer para um melhor resultado da gravidez, desde que sua dieta seja bem balanceada, diz a Sra. Nehal Kamdar, nutricionista sênior, Departamento de Nutrição e Dietética, KK Women's and Children's Hospital (KKH ), um membro do grupo SingHealth.

A Sra. Kamdar lança luz sobre os mitos alimentares da gravidez de Cingapura e também compartilha algumas dicas sobre o que significa ter uma dieta bem balanceada durante a gravidez.

Mito nº 1: o leite integral é mais nutritivo do que o leite desnatado.

Facto: O leite desnatado e o leite desnatado contêm os mesmos nutrientes importantes (ou seja, cálcio, fósforo e proteínas) que o leite integral, mas com menos calorias e gordura, especialmente gordura saturada. Portanto, o leite com baixo teor de gordura é adequado para mulheres grávidas e mães que amamentam.

Mito 2: Alimentos refrescantes como kangkong, mamão, abacaxi, frutas cítricas, geleia de grama e banana verde devem ser evitados, pois podem causar aborto espontâneo.

Facto: Não há nenhum caso documentado de aborto espontâneo por comer esses alimentos. Também não há evidências científicas de que você deve evitar alimentos refrescantes, bem como frutas e vegetais quando estiver grávida. Lembre-se de que seguir uma dieta saudável e balanceada é a melhor maneira de obter uma nutrição ideal durante a gravidez.

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Mito 3: Posso substituir vegetais por frutas durante a gravidez.

Facto: Embora alguns dos nutrientes das frutas e vegetais sejam os mesmos, eles são considerados dois grupos de alimentos distintos e não são intercambiáveis.

Frutas e vegetais contêm compostos conhecidos como fitoquímicos. Os fitoquímicos não são vitaminas ou minerais, mas podem ajudar a protegê-lo de infecções, danos celulares e doenças.

Os tipos de fitoquímicos encontrados nas frutas são diferentes dos encontrados nos vegetais. Por exemplo, vegetais crucíferos como brócolis, repolho e couve-flor contêm fitoquímicos chamados indóis, que podem protegê-lo contra certos tipos de câncer.

Como recomendado em Ferramenta visual My Healthy Plate do Health Promotion Board , você deve comer 3 porções de vegetais e 2 porções de frutas por dia durante a gravidez.

Mito 4: Devo tomar suplementos de vitaminas e minerais para atender às minhas necessidades de gravidez.

Facto: Quando você está saudável, pode passar pela gravidez sem a necessidade de suplementos. Isso ocorre porque as maiores necessidades nutricionais do seu corpo durante a gravidez podem ser atendidas por uma dieta bem balanceada que incorpora os quatro grupos de alimentos descritos em My Healthy Plate.

A única exceção é o ácido fólico, que geralmente é tomado quando você está planejando engravidar e no primeiro trimestre, para reduzir o risco de defeitos do tubo neural.

Suplementos também podem ser necessários nas seguintes circunstâncias:
- Gravidez na adolescência
- Gravidez ou amamentação recente (no ano anterior)
- História de hábitos alimentares inadequados (por exemplo, pular refeições)
- Dieta restrita, por ex. vegan (dieta vegetariana estrita que omite laticínios e ovos)

É aconselhável tomar suplementos apenas conforme recomendado pelo seu médico ou nutricionista. Se houver quaisquer reações ou efeitos colaterais ao tomar os suplementos, informe o seu médico imediatamente.

Mito 5: Comer frutos do mar durante a gravidez fará com que meu bebê sofra de erupções cutâneas e outros problemas de pele.

Facto: Não há evidências de que comer frutos do mar durante a gravidez cause problemas de pele para o bebê.

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Frutos do mar são uma boa fonte de proteína, ferro e zinco - nutrientes que são importantes para o crescimento e desenvolvimento do seu bebê. Peixes gordurosos de águas profundas, como salmão, cavala, arenque, sardinha e atum também são boas fontes de ácidos graxos ômega-3, que são importantes para o desenvolvimento do cérebro e dos olhos do bebê.

Para evitar intoxicação alimentar durante a gravidez, certifique-se de que seus pratos de frutos do mar estão bem cozidos e preparados na hora antes de comê-los.

Mito # 6: Evitar ovos, leite de vaca, nozes e trigo quando estou grávida vai reduzir o risco de meu bebê desenvolver alergias.

Facto: As evidências até o momento não apóiam a crença de que evitar esses alimentos durante a gravidez reduzirá o risco de seu bebê desenvolver alergias.

Da mesma forma, não há evidências de que o consumo de laranjas ou frutas cítricas durante a gravidez aumente o risco de asma do seu bebê.

Mito # 7: Comer ninho de pássaro durante a gravidez aumenta o risco de asma no bebê / criança.

Facto: A alergia a ninhos de pássaros é exclusiva de crianças asiáticas e pode ocorrer em qualquer idade. No entanto, atualmente não há resultados de pesquisas indicando que tomar o ninho de pássaro durante a gravidez colocará seus filhos em maior risco de desenvolver asma.

Como todos os alimentos devem ser consumidos com moderação, não aconselhamos a favor ou contra tomar o ninho de pássaro durante a gravidez.

Mito # 8: comer ninho de pássaro e evitar alimentos de cor escura deixará meu bebê com uma pele clara.

Facto: A cor da pele do seu bebê é determinada geneticamente. Não há evidências científicas para mostrar que comer ninho de pássaro durante a gravidez pode clarear a pigmentação da pele do seu bebê. Da mesma forma, não há evidências de que comer produtos de soja, como tofu e leite de soja, e evitar alimentos de cor escura como café durante a gravidez afetará a cor da pele do seu bebê.

Mito # 9: Bittergourd causa contrações e deve ser evitado durante a gravidez.

Facto: O suco ou pasta Bittergourd é usado como método tradicional de contracepção / aborto em algumas culturas. Alguns estudos feitos em camundongos mostraram que o suco de bittergourd em grandes quantidades pode causar contrações. No entanto, não há evidências de que a própria fruta do bittergourd possa causar contrações durante a gravidez.

Conseqüentemente, frutas amargas podem ser seguras para comer durante a gravidez quando tomadas com moderação e com uma variedade de outros vegetais como parte de uma dieta balanceada. Se você deseja evitar frutas amargas completamente, você pode fazê-lo, desde que coma outros tipos de vegetais.

Mito # 10: Não é seguro comer bolos lunares durante a gravidez.

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Facto: Todos os mooncakes vendidos em Cingapura devem atender aos requisitos de importação da Agro-Food & Veterinary Authority (AVA) e são seguros para mulheres grávidas.

No entanto, é aconselhável comer bolos lunares em pequenas quantidades e apenas se você não tiver diabetes gestacional (ou seja, diabetes durante a gravidez).

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Isso ocorre porque os mooncakes são carregados de calorias, açúcar e gordura saturada, e são pobres em nutrientes que podem beneficiar você ou seu bebê.

Para evitar ganho de peso excessivo e diminuir o risco de diabetes gestacional, colesterol alto e doenças cardíacas, limite-se a uma pequena quantidade, por exemplo, 1/8 a ¼ mooncake, uma ou duas vezes por semana.

Mito nº 11: Comer ervas e tônicos deixará meu bebê mais inteligente.

Facto: Não há evidências científicas que demonstrem que o consumo de ervas e tônicos durante a gravidez ajudará seu bebê a se tornar mais inteligente.

Mito # 12: Geléia real pode aumentar a fertilidade e tornar meu bebê mais inteligente

Facto: Diz-se que a geléia real tem algumas propriedades de fertilidade e ajuda as mulheres a engravidar. No entanto, tem atividade estrogênica e foi demonstrado que causa um adelgaçamento do revestimento uterino quando injetado em ratas grávidas.

Não há evidências confiáveis ​​o suficiente sobre a segurança da geléia real em mulheres grávidas. Portanto, para estar seguro, você deve evitá-lo. Se você ainda deseja consumir geleia real durante a gravidez, pode fazê-lo em pequenas doses.

Mito nº 13: Não devo beber café quando estou grávida porque a cafeína impede a absorção de ferro.

Facto: Na verdade, a absorção do ferro não é inibida pela cafeína, mas pelos taninos e polifenóis presentes no café e no chá. Conseqüentemente, o café e o chá descafeinados também podem inibir a absorção de ferro. Você deve se limitar a 2 xícaras de chá regular ou descafeinado ou café por dia durante a gravidez e consumi-los entre as refeições, em vez de com as refeições, para reduzir o impacto negativo do café e do chá na absorção de ferro.

Mito # 14: Alimentos conservados, enlatados e congelados não são seguros durante a gravidez.

Facto: Geralmente, é melhor comer alimentos cozidos com ingredientes frescos para obter nutrientes, sabor e sabor ideais. Vitaminas solúveis em água, como vitamina C e folato, são perdidas durante o processo de enlatamento. No entanto, as perdas de nutrientes são geralmente pequenas no caso de alimentos congelados.

Alimentos conservados, enlatados e congelados podem ser consumidos com segurança durante a gravidez, desde que estas diretrizes de segurança alimentar sejam seguidas:

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- Escolha alimentos desidratados e conservados devidamente embalados.
- Uma vez aberta a embalagem, transfira a porção não utilizada para recipientes herméticos e guarde na geladeira.
- Verifique as latas quanto a vazamentos, protuberâncias, ferrugem ou amassados.
- Embora existam algumas preocupações sobre a segurança do bisfenol A (BPA) encontrado no forro de latas, é improvável que a ingestão ocasional seja prejudicial durante a gravidez.
- Para evitar que as bactérias se multipliquem e causem intoxicações alimentares, descongele os alimentos congelados na geladeira, em água fria ou no microondas.

Mito 15: Eu preciso comer o dobro da quantidade normal de comida durante a gravidez.

Facto: Comer o dobro da quantidade normal de comida não é recomendado quando você está grávida, pois você pode consumir muitas calorias, levando a um ganho de peso excessivo.

O ganho excessivo de peso durante a gravidez pode aumentar o risco de diabetes gestacional. Se o diabetes gestacional não for detectado ou bem controlado, seu bebê pode ficar muito grande, resultando em trauma de parto e um risco maior de cesariana.

O ganho de peso excessivo também significa que há mais peso para perder após o parto. Isso pode aumentar o risco de complicações relacionadas ao peso, como diabetes tipo 2, pressão alta (hipertensão) e doenças cardiovasculares.

Você também pode verificar esta lista para determinar quanto peso deve ganhar durante a gravidez.

Mito nº 16: Eu sou magra, então posso comer o que eu quiser durante a gravidez.

Facto: Não adote a atitude Comer por dois! Só porque você era magro antes da gravidez não significa que você pode comer o que quiser. Você ainda precisa garantir que sua dieta seja bem balanceada para que seu bebê receba uma nutrição ideal.

Se você precisa comer mais do que as quantidades descritas em My Healthy Plate, coma mais de cada grupo de alimentos em quantidades proporcionais, em vez de consumir alimentos e bebidas com alto teor de gordura ou açúcar. Você deseja evitar calorias vazias, ou seja, calorias sem quantidades significativas de outros nutrientes.

Mito nº 17: Posso restringir minha ingestão de alimentos durante a gravidez para evitar ganho de peso.

Facto: Comer muito pouco durante a gravidez não é o ideal, pois pode predispor o seu bebê a doenças crônicas como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e certos tipos de câncer mais tarde na vida. Além disso, você precisa construir seus estoques de nutrientes para amamentar seu bebê após o parto.

Reproduzido com permissão de SingHealth’s Health Xchange, o primeiro portal interativo de recursos de saúde e estilo de vida de Cingapura. Para mais informações visite www.healthxchange.com.sg .


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