2,30.000 pessoas perdidas em um dia: a Ásia se lembra do devastador tsunami de 2004

Na Índia, onde mais de 10.000 pessoas morreram no tsunami, os sobreviventes também realizaram cerimônias memoriais. Mais de 35.000 pessoas morreram no Sri Lanka.

tsunami, aniversário do tsunami, tsunami de 26 de dezembro, tsunami de 2004, tsunami de oceano índio de 2004, fotos de tsunami de 2004, mortes por tsunami de 2004, tsunami da Índia, tsunami da Tailândia, tsunami da Indonésia, tsunami de Tamil Nadu, vulcão da Índia, ilhas de Andaman, ilhas de Andaman e NicobarMulheres espalham pétalas de flores nas águas da Baía de Bengala durante uma cerimônia de oração pelas vítimas do tsunami de 2004 no 15º aniversário do desastre na praia da Marina em Chennai. (REUTERS)

Comunidades em toda a Ásia comemoraram as 230.000 vítimas do tsunami no Oceano Índico na quinta-feira, o 15º aniversário de um dos desastres mais mortais do mundo. Na manhã seguinte ao dia de Natal de 2004, um terremoto de magnitude 9,1 no norte da ilha de Sumatra desencadeou um tsunami com ondas de até 17,4 metros (57 pés) que varreu áreas costeiras vulneráveis ​​da Indonésia, Sri Lanka, Índia, Tailândia e nove outros países .

Os memoriais foram programados na província indonésia de Aceh, onde aldeias inteiras foram arrasadas e mais de 125.000 pessoas morreram nas ondas gigantes. Desde então, a área foi amplamente reconstruída, com cerca de 25.600 edifícios residenciais, comerciais, governamentais e escolares construídos dentro de uma zona de alto risco, que havia sofrido devastação praticamente total em 2004.

Na Tailândia, onde mais de 5.300 pessoas foram mortas, incluindo turistas que visitavam ilhas turísticas no Mar de Andaman, as autoridades realizaram uma cerimônia em memória e pediram mais conscientização e preparação para desastres.

O governo quer elevar os padrões de segurança ... e conscientizar todos os setores na preparação e proteção das pessoas contra desastres, disse o vice-ministro do Interior, Nipon Bunyamanee, em uma cerimônia de abertura. Ele disse que o dia 26 de dezembro foi designado como o dia nacional de prevenção de acidentes.

Posteriormente, as autoridades colocaram coroas de flores em um centro memorial na província de Phang Nga para homenagear o sobrinho do rei Maha Vajiralongkorn, Bhumi Jensen, que foi visto pela última vez em jet-ski na costa quando o tsunami atingiu.

Um culto inter-religioso para vítimas muçulmanas, cristãs e budistas também foi realizado. Sobreviventes de Ban Nam Khem, a vila tailandesa mais atingida, farão uma vigília à luz de velas à noite. Pelo menos 1.400 pessoas morreram quando as ondas atingiram a vila de pescadores.