5 maneiras inteligentes de ser mais assertivo no trabalho

Tenha confiança para falar o que pensa no trabalho.

mulher no trabalho, mulher com pasta
Foto: Freeimages.com / pat

Ao contrário do que você possa pensar, ser assertivo não é o mesmo que ser agressivo. A agressão pode ajudá-lo a conseguir o que deseja, mas geralmente ocorre às custas de outra pessoa. No longo prazo, você ganha mais inimigos desnecessários do que aliados.

Ser excessivamente agressivo no trabalho também pode prejudicar o progresso de sua carreira e as relações profissionais no trabalho.

Agora, assertividade é articular seus pensamentos de maneira respeitosa. No ambiente de negócios de hoje, ser assertivo é mais importante do que nunca. A prevalência de mensagens de texto e e-mails com menor interação presencial tornou mais difícil para as pessoas transmitirem seus pontos de vista.

O Sr. Jeffery Williams, 52, um treinador corporativo e treinador de sucesso, disse: Ser capaz de se afirmar aumentará sua felicidade na vida, em comparação com alguém que se comunica de forma agressiva ou passiva. As pessoas estão mais dispostas a ouvir o que você tem a dizer e a respeitá-lo como indivíduo.

Como você pode ser assertivo
  1. Seja positivo mesmo quando não estiver com vontade
    As pessoas gostam de interagir com alguém que é otimista e tem uma mentalidade positiva.
    O Sr. Williams disse: Ser positivo torna mais fácil para você chegar às pessoas e aumenta sua capacidade de ser mais assertivo.
    Seja objetivo ao discutir um assunto ou questão. Olhe para o lado positivo e tenha cuidado para não usar palavras que possam causar ofensas desnecessárias.
    Ser sincero e se articular de maneira positiva o ajudará a influenciá-los e conquistá-los, disse Williams.
  2. Cooperação que é mutuamente benéfica
    As pessoas estão mais dispostas a ouvir e cooperar com você quando sentem que você deseja ajudá-las a alcançar o que desejam.
    O Sr. Williams disse: Pessoas assertivas geralmente querem vencer, mas sabem como reconhecer e considerar as necessidades e desejos da outra parte.
    Pergunte a si mesmo: como faço para encontrar um resultado que seja vantajoso para todos os envolvidos? Reconheça que suas necessidades e as dos outros são igualmente importantes. Ninguém precisa vencer às custas dos outros.
  3. Combine as necessidades e desejos
    O Sr. Williams disse: Seja específico sobre suas necessidades. Você parece tão confiante quando tem certeza do que deseja. Em vez de dizer 'Quero ajuda para fazer isso', diga 'Preciso de ajuda por cerca de 15 minutos em um projeto no qual estou trabalhando'.
    Faça perguntas abertas para esclarecer a posição de uma pessoa sobre um problema. Ouça e deixe que expressem suas preocupações. Vá com perguntas do tipo 'o quê, quando, quem, como e por quê'.
    Depois de conhecer os objetivos de todos os outros, você pode descobrir que há poucas ou nenhuma diferença entre o que cada parte está tentando alcançar. Isso torna mais fácil chegar a um resultado mutuamente satisfatório.
  4. Seja objetivo
    Concentre-se no assunto em questão e gerencie suas emoções. Ser emocional pode fazer com que você, sem querer, se comporte de forma agressiva ou não assertiva devido a quaisquer sentimentos desagradáveis ​​que você tenha sobre um determinado assunto.
    O Sr. Willliams disse: Separe suas emoções do processo de tomada de decisão. Você se sente mais confiante quando é capaz de pensar objetivamente e pode se afirmar melhor, mostrando que é capaz de lidar com qualquer problema com sucesso.
  5. Ouça e preste atenção
    Para encorajar as pessoas a ouvi-lo, primeiro você deve estar disposto a ouvir o que elas têm a dizer.
    Trata-se da lei da reciprocidade.
    O Sr. Williams disse: Pratique bastante em suas habilidades de escuta. Se você demonstrar interesse genuíno em ouvir o que a outra parte tem a dizer, ela terá a obrigação natural de ouvir seu ponto de vista quando for sua vez de falar. É aí que você vai se mostrar assertivo e profissional.

Este artigo foi publicado pela primeira vez no The Straits Times Classified. The Straits Times classificado
Baixe o aplicativo The Straits Times Classified disponível gratuitamente nas lojas Apple App ou Google Play.