5 maneiras de educar seu filho sobre segurança cibernética

É fundamental que os pais iniciem a educação digital de seus filhos desde cedo, pois isso pode salvá-los de dores de cabeça e surpresas desagradáveis ​​no futuro, à medida que seus filhos vão crescendo.

segurança cibernética, como manter as crianças seguras, coisas que os pais devem saber sobre segurança cibernética, parentalidade, expresso indiano, notícias expresso indianoEduque seus filhos sobre o cyber-bullying e ensine-os a não se envolverem em conversas com essas pessoas e denuncie-as ao site da Web em questão, se necessário. (Fonte: Getty / Thinkstock)

Por Alka Kapur

Na esteira da pandemia COVID-19, as escolas na Índia mudaram para a educação online e, como resultado, as crianças estão sendo expostas a um tempo de tela de mais de sete horas. Como eles precisam vagar pela internet mais do que nunca, é muito importante que eles entendam os bons e os maus efeitos do mundo virtual. Recentemente, a mídia social estava em chamas quando capturas de tela de conversas inadequadas em um grupo do Instagram de alguns alunos da escola vieram à tona.

Junto com a miríade de benefícios associados à Internet, há também uma infinidade de riscos associados, como conteúdo impróprio, cyberbullying e risco de trolls online. Usando vários aplicativos ou sites populares entre as crianças, os predadores podem abordar os adolescentes sob o pretexto de amizade. Eles podem estimular a criança a trocar informações pessoais, como endereço residencial e número de telefone, e podem até encorajar as crianças a ligar para eles.

TAMBÉM LEIA | Dicas para pais para ensinar habilidades sociais para crianças em idade pré-escolar

Como pais, é nossa responsabilidade nos prepararmos para tal cenário. Portanto, é fundamental que os pais iniciem a educação digital de seus filhos desde cedo, pois isso pode salvá-los de dores de cabeça e surpresas desagradáveis ​​no futuro, à medida que seus filhos crescerem.

Vamos discutir algumas das etapas que você pode seguir como pai para evitar que seus filhos saiam dos recessos sombrios do mundo da Internet, enquanto os ensina a navegar com segurança.

1. É muito importante que seus filhos se sintam à vontade para discutir seus problemas com você. Se você desenvolver uma atmosfera muito rígida e rotular certas coisas como tabu e não adequadas para discussão, eles irão a outro lugar para procurar essas respostas. Freqüentemente, a falta de comunicação entre pais e filhos é a base do comportamento delinquente. Se seus impulsos não são monitorados e comentados, não apenas seus filhos podem se tornar vítimas, mas também podem atingir outras crianças. Desnecessário dizer que nenhum dos dois são cenários que você gostaria de enfrentar.

TAMBÉM LEIA | ‘Não há dois meninos ou meninas iguais’: Kamla Bhasin em seus livros Satrangi Ladke e Satrangi Ladkiyan

2. Ensine seus filhos sobre como devem se comportar na Internet. Explique a eles os perigos e armadilhas do mundo da Internet e instale a ideia de que não é inteligente compartilhar suas informações privadas na Internet - independentemente de você confiar ou não na outra pessoa.

3. Eduque seus filhos sobre o cyber-bullying e ensine-os a não se envolverem em conversas com essas pessoas e, se necessário, denuncie-as ao site em questão. Entrar em uma guerra de abusos com essas pessoas é mentalmente desgastante e deve ser evitado a todo custo.

4. Mantenha todos os seus dispositivos - incluindo computadores, telefones celulares, tablets, etc. - atualizados com as versões mais recentes dos programas anti-malware.

TAMBÉM LEIA | A narração digital de histórias para crianças pode dar asas à sua imaginação

5. Você também pode considerar a ativação do controle dos pais em determinados dispositivos para proteger seus filhos dos perigos da Internet.

(O escritor é Diretor, Escola Pública Moderna, Shalimar Bagh, Nova Delhi)