Novo enviado do Taleban afegão na ONU pede rápido reconhecimento

Em uma medida de emergência, o coordenador de ajuda da ONU, Martin Griffiths, liberou na quarta-feira US $ 45 milhões em ajuda para salvar vidas para o Afeganistão do fundo de emergência do organismo mundial.

Um afegão vende frutas em uma rua de Cabul, Afeganistão, quarta-feira, 22 de setembro de 2021. (AP Photo / Bernat Armangue)

O recém-nomeado enviado do Taleban às Nações Unidas na quarta-feira pediu o rápido reconhecimento mundial dos novos governantes do Afeganistão, mesmo quando o AC deu o alarme de um desastre iminente de saúde no país devastado pela guerra.

A crise humanitária é um dos muitos desafios que o Taleban enfrenta desde sua tomada do Afeganistão no mês passado, incluindo novas ameaças do grupo militante Estado Islâmico, que recentemente intensificou seus ataques, visando membros do Taleban em seu reduto no leste do país.

A Organização Mundial da Saúde disse que o sistema de saúde do Afeganistão está à beira do colapso e que uma ação urgente é necessária. A declaração ocorreu após uma recente visita a Cabul por uma equipe da OMS liderada pelo diretor-geral da agência, Tedros Adhanom Ghebreyesus, que também se reuniu com líderes do Taleban e outros.

Leitura|SAARC: Reunião de ministros cancelada porque o Paquistão quer o Talibã à mesa

O país enfrenta uma catástrofe humanitária iminente, disse a OMS, acrescentando que milhares de unidades de saúde estão sem financiamento para suprimentos médicos e salários para o pessoal de saúde.

Muitas dessas instalações reduziram as operações ou fecharam, forçando os profissionais de saúde a tomarem decisões difíceis sobre quem salvar e quem deixar morrer, disse a OMS e também enfatizou a necessidade de as mulheres manterem o acesso à educação, cuidados de saúde e força de trabalho em saúde.

Griffiths alertou que permitir que o sistema de saúde do Afeganistão desmoronasse seria desastroso. Ele acrescentou que as pessoas em todo o Afeganistão não teriam acesso a cuidados básicos de saúde, como cesarianas de emergência e atendimento para traumas.

Anteriormente, o Taleban havia escrito às Nações Unidas anunciando que Suhail Shaheen, um ex-negociador de paz e porta-voz do escritório político do Taleban, é seu novo representante na ONU. Eles solicitaram que Shaheen fosse autorizado a discursar na Assembleia Geral da ONU em andamento em Nova York.

Temos todos os requisitos necessários para o reconhecimento de um governo. Portanto, esperamos que a ONU, como órgão mundial neutro, reconheça o atual governo do Afeganistão, disse Shaheen à Associated Press na quarta-feira.

O Afeganistão é listado como o último orador da reunião ministerial na segunda-feira, e se nenhum reconhecimento mundial do Taleban chegar até lá, o embaixador afegão Ghulam Isaczai fará o discurso.

Isaczai é atualmente reconhecido como embaixador de seu país na ONU, mas o Talibã, que invadiu a maior parte do Afeganistão no mês passado quando as forças dos EUA e da OTAN estavam nos estágios finais de sua caótica retirada do país, argumenta que agora estão no comando e têm o direito para nomear embaixadores.

Desde que assumiram o poder e o presidente afegão Ashraf Ghani fugiu do país, o Taleban nomeou um gabinete composto apenas de homens da linha dura de quando governavam o Afeganistão no final dos anos 1990, incluindo várias pessoas na lista de sanções da ONU.

Entre os que constam da chamada lista negra da ONU está Amir Khan Mutaqqi, o ministro das Relações Exteriores do Taleban e autor da carta à ONU solicitando que Shaheen discursasse na Assembleia Geral.

Leitura|Atacantes atacam o Taleban no leste do Afeganistão, 5 mortos

A decisão cabe a um comitê da ONU que geralmente se reúne em novembro e emitirá uma decisão no devido tempo, disse a porta-voz da Assembleia Geral, Monica Grayley, na quarta-feira.

Enquanto isso, os agressores atingiram veículos com combatentes do Taleban no leste do Afeganistão na quarta-feira, disseram testemunhas, matando pelo menos dois combatentes e três civis. Em um ataque, homens armados abriram fogo contra um veículo do Taleban em um posto de gasolina local na capital da província de Jalalabad, matando dois combatentes, um frentista e uma criança.

Uma segunda criança foi morta e dois combatentes do Taleban ficaram feridos em um atentado a bomba contra outro veículo do Taleban. Um terceiro ataque, também um atentado a bomba contra um veículo do Taleban em Jalalabad, feriu uma pessoa nas proximidades, mas não estava claro se essa pessoa era um membro do Taleban ou um civil, acrescentaram as testemunhas, falando sob condição de anonimato por temer represálias do Taleban.

Ninguém assumiu a responsabilidade imediata pelos ataques de quarta-feira, embora o grupo do Estado Islâmico, com sede no leste do Afeganistão, tenha dito que está por trás de ataques semelhantes em Jalalabad na semana passada, que mataram oito pessoas.

O Taleban e o EI são inimigos, e os ataques levantaram o espectro de um conflito mais amplo entre os rivais de longa data.