De acordo com os editores, os diários 'contêm passagens que revelam o estereótipo de Einstein de membros de várias nações e levantam questões sobre suas atitudes em relação à raça'.

Albert Einstein tinha opiniões racialmente ofensivas, seus diários de viagem revelamMais tarde em sua vida, Einstein chamou o racismo de doença dos brancos e se tornou um campeão do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos. (Arquivo)

O diário de Albert Einstein revela que o cientista alemão tinha opiniões racistas sobre o povo chinês e os via como sendo intelectualmente inferiores. Em diários que Einstein manteve durante sua jornada de cinco meses por países como China, Cingapura, Hong Kong, Japão, Palestina e Espanha, o ganhador do Prêmio Nobel chamou a China de uma nação peculiar, parecida com um rebanho, e disse que seus cidadãos costumam ser mais autômatos do que pessoas.

Mais tarde em sua vida, Einstein chamou o racismo de doença dos brancos e se tornou um campeão do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos. No entanto, ‘The Travel Diaries of Albert Einstein’, traduzido do alemão para o inglês pela primeira vez, mostra que ele não pensava assim durante viagens anteriores ao Extremo Oriente e ao Oriente Médio.

Os chineses não se sentam em bancos enquanto comem, mas agacham-se como os europeus fazem quando se aliviam na floresta frondosa. Tudo isso ocorre de maneira discreta e recatada. Até as crianças não têm espírito e parecem obtusas, escreveu Einstein.

Viajando pelo Ceilão, agora no Sri Lanka, Einstein escreveu que as pessoas vivem em grande sujeira e com um fedor considerável no nível do solo. Ele acrescentou que eles fazem pouco e precisam de pouco. O ciclo econômico simples da vida, ‘The Telegraph’ relatou. O cientista foi mais gentil com relação aos japoneses, dizendo que eles não eram ostentosos, eram decentes e, no geral, eram muito atraentes.

De acordo com os editores, os diários contêm passagens que revelam o estereótipo de Einstein sobre membros de várias nações e levantam questões sobre suas atitudes em relação à raça. Ze'ev Rosenkranz, o editor do livro, disse que Einstein fez comentários bastante desagradáveis ​​e em desacordo com sua imagem humanitária.

Ele disse que a opinião de Einstein de que as pessoas no Extremo Oriente eram intelectualmente inferiores era bastante prevalente na época. As observações ainda foram chocantes, especialmente para um leitor moderno, disse ele.