Suspeito de incêndio criminoso é preso em um incêndio florestal nas colinas do oeste de Los Angeles

O suspeito estava sendo tratado por inalação de fumaça leve e um bombeiro sofreu um ferimento leve no olho.

Los Angeles FireUma equipe de bombeiros Hotshots entra na fila para combater o incêndio na área de Pacific Palisades, em Los Angeles, domingo, 16 de maio de 2021. (AP Photo / Ringo H.W. Chiu)

As autoridades prenderam um suspeito de incêndio criminoso em um incêndio em Los Angeles que forçou ordens de evacuação de 1.000 pessoas enquanto 540 bombeiros trabalhavam para conter o incêndio nas colinas a oeste da cidade, disseram autoridades na segunda-feira.

Helicópteros jogaram água no fogo enquanto os bombeiros no terreno trabalhavam nas colinas íngremes onde pelo menos 1.325 acres (536 hectares) haviam queimado perto das áreas de Pacific Palisades e Topanga Canyon, disseram as autoridades.

Evacuações obrigatórias foram ordenadas para uma área perto de Topanga Canyon com outros residentes de prontidão para sair.

Topanga Canyon é uma comunidade remota e arborizada com algumas casas de fazenda a cerca de 30 km a oeste do centro de Los Angeles, perto da fronteira com Malibu.

Esperava-se que o fogo continuasse aceso por mais alguns dias.

Este é um terreno muito desafiador. Já se passaram 75 anos desde que tivemos um incêndio lá. Parte da mata tem de 6 a 9 metros de altura, disse o prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, em entrevista coletiva.

Um suspeito foi detido após uma investigação do corpo de bombeiros e da polícia de Los Angeles, mas nenhum detalhe adicional sobre o homem foi liberado porque a investigação continuava, disse Garcetti.

Uma pessoa foi interrogada e libertada antes de outra ser presa por suspeita de iniciar o incêndio intencionalmente, disse o chefe dos bombeiros de Los Angeles Ralph Terrazas.

Sentimos que temos a pessoa certa, disse Terrazas. O suspeito estava sendo tratado por inalação de fumaça leve e um bombeiro sofreu um ferimento leve no olho, disse ele.