Ataque da minoria Kachin de Mianmar sinaliza agravamento da crise

Líderes do movimento de protesto contra a derrubada militar do governo eleito de Aung San Suu Kyi em 1º de fevereiro buscam uma aliança com grupos armados de minorias étnicas para aumentar a pressão sobre a junta.

Golpe de Mianmar, TV militar de Mianmar, exército de Mianmar, dias ruins de Mianmar, notícias de Mianmar, notícias do mundo, expresso indianoManifestantes anti-golpe correm para evitar as forças militares durante uma manifestação em Yangon, Mianmar, na quarta-feira, 31 de março de 2021. (Foto / Arquivo da AP)

Guerrilhas Kachin atacaram um posto policial no norte de Mianmar na manhã de quarta-feira, informou a mídia local, em uma indicação do envolvimento cada vez maior das forças armadas de minorias étnicas no movimento popular do país que busca destituir a junta que tomou o poder em fevereiro.

A ação segue-se a um conflito no leste de Mianmar, onde guerrilheiros Karen tomaram um posto avançado do exército no sábado e os militares de Mianmar seguiram com ataques aéreos que mataram cerca de 10 aldeões e levou milhares mais através da fronteira com a Tailândia .

Após os ataques aéreos, a União Nacional Karen emitiu um comunicado de uma de suas unidades armadas dizendo que as tropas militares terrestres de Mianmar estão avançando em nossos territórios de todas as frentes e pode ter que responder. O KNU é o principal órgão político que representa a minoria Karen.

O conflito no leste de Mianmar expandiu a crise regionalmente, já que cerca de 3.000 Karen se abrigaram temporariamente na vizinha Tailândia. As autoridades tailandesas disseram na quarta-feira que apenas cerca de 200 permaneceram no país e estavam se preparando para voltar para o outro lado da fronteira.

Leia também|Na fronteira com Mianmar, Assam Rifles, refugiados mantêm vigilância interminável

Líderes do movimento de protesto contra o derrubada militar em 1º de fevereiro do governo eleito de Aung San Suu Kyi têm buscado uma aliança com grupos armados de minorias étnicas para aumentar a pressão sobre a junta. Eles gostariam que eles formassem o que estão chamando de exército federal como contrapeso às forças armadas do governo.

Não está claro se houve algum progresso em direção a esse objetivo, embora vários dos principais grupos - incluindo Kachin, Karen e o Exército Arakan de Rakhines no oeste de Mianmar - tenham denunciado publicamente o golpe e dito que defenderão os manifestantes no território que controlam.