Biden procura evitar o bloqueio de solicitações de registros Trump na sonda de 6 de janeiro - White House

Uma multidão de apoiadores de Trump invadiu o Capitólio em 6 de janeiro enquanto o Congresso se reunia para certificar a vitória do democrata Biden na eleição, atrasando o processo por várias horas enquanto o então vice-presidente Mike Pence, membros do Congresso, funcionários e jornalistas fugiam dos manifestantes.

O presidente já concluiu que não seria apropriado afirmar o privilégio executivo ', disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki. (Arquivo)

A administração do presidente Joe Biden vai trabalhar para evitar o bloqueio de pedidos de registros do ex-presidente Donald Trump em uma investigação sobre o ataque mortal de 6 de janeiro no Capitólio dos EUA, disse a Casa Branca na sexta-feira.

O presidente já concluiu que não seria apropriado afirmar o privilégio executivo, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki. E assim, responderemos prontamente a essas perguntas assim que surgirem.

Psaki disse que as solicitações do Comitê Selecionado da Câmara dos Representantes dos EUA investigando o ataque ao Capitólio seriam revisadas com o objetivo de não reivindicar privilégios executivos, um princípio legal que permite ao presidente proteger algumas informações confidenciais.

[oovvuu-embed id = 70118614-a814-47d4-a0a1-5b203f3932e0 ″ frameUrl = https://playback.oovvuu.media/frame/70118614-a814-47d4-a0a1-5b203f3932e0″ ; playerScriptUrl = https://playback.oovvuu.media/player/v1.js%5D

Um funcionário do governo disse mais tarde que as questões de privilégio executivo seriam avaliadas caso a caso, como observou Jen.

Uma multidão de partidários de Trump invadiu o Capitólio em 6 de janeiro enquanto o Congresso se reunia para certificar a vitória do democrata Biden na eleição, atrasando o processo por várias horas enquanto o então vice-presidente Mike Pence, membros do Congresso, funcionários e jornalistas fugiam dos manifestantes.

O comitê da Câmara intimou quatro membros da administração de Trump, incluindo Mark Meadows e Steve Bannon, disse o presidente do painel na quinta-feira.

Trump disse que lutaria contra as intimações e pedidos de registros usando privilégios executivos e outros motivos. Um porta-voz do ex-presidente republicano disse na sexta-feira que o comitê apresentou um pedido excessivamente amplo de registros que carece de precedente legal.

O privilégio executivo será defendido, disse Taylor Budowich, porta-voz do comitê de ação política Save America de Trump.

O privilégio executivo permite que a Casa Branca recuse exigências de registros, como intimações do Congresso. O princípio legal está enraizado na ideia de que alguma privacidade deve ser dada aos assessores presidenciais para que possam ter discussões francas.