Explosões na maior cidade de Mianmar matam 2 e destroem caminhão do exército

Pelo menos duas explosões na sexta-feira abalaram um bairro na maior cidade de Mianmar, matando duas pessoas, destruindo um caminhão militar e danificando um táxi no que parecia ser uma escalada grave de violência entre os governantes militares do país e seus oponentes pró-democracia.

A mídia de Mianmar informou que as explosões no bairro operário de Tarmwe em Yangon foram causadas por bombas, embora não tenha havido confirmação oficial. O bairro tem sido um reduto de resistência ao governo militar que derrubou o governo eleito de Aung San Suu Kyi em fevereiro.

Um movimento de desobediência civil não violento surgiu para desafiar o regime militar, mas a tentativa da junta de reprimi-lo com força mortal alimentada em vez de reprimir a resistência, e agora há uma insurreição nacional incipiente.

O People Media, um serviço de notícias online, relatou que um subchefe da polícia foi morto e quatro soldados e dois policiais ficaram feridos quando uma bomba foi lançada contra o caminhão militar. O veículo estava estacionado em frente a um escritório do Partido União de Solidariedade e Desenvolvimento, que serviu como o principal grupo de oposição no Parlamento durante o governo anterior de Aung San Suu Kyi.

O USDP foi criado para servir como representante político dos militares, com o qual está intimamente identificado. Fotos postadas online mostraram o caminhão quase todo destruído por um incêndio que foi apagado por caminhões de bombeiros.

Um táxi não muito longe, perto do Mercado Tarmwe, explodiu logo após a explosão do caminhão, matando uma pessoa e ferindo outra, disse a People Media. As fotos mostravam um corpo ensanguentado atrás do veículo, que teve as janelas e o teto estourados e as portas amassadas.

As forças de segurança mataram centenas de manifestantes e transeuntes desde fevereiro. Em resposta, alguns ativistas militantes começaram a empregar formas violentas de resistência, embora estejam em grande desvantagem em número e armas.

Nos últimos dois meses, ocorreram quase que diariamente pequenos atentados a bomba e ataques incendiários nas principais cidades, bem como assassinatos de administradores locais e policiais leais à junta. Geralmente, ninguém assumiu a responsabilidade por esses ataques, embora eles sejam amplamente atribuídos a oponentes do regime militar.

A reação online às explosões de sexta-feira, principalmente entre os oponentes da junta, foi mista. Muitos aplaudiram as ações, mas alguns também se perguntaram se foram encenadas pelos militares para desacreditar as forças de defesa do povo, organizadas para repelir ataques do exército e da polícia. O governo e seus oponentes descrevem o outro lado como terroristas.