Dicas de amamentação e alimentos para uma nova mãe

Uma nova mãe e um bebê levarão tempo para estabelecer uma boa rotina de amamentação. Seguir uma dieta saudável, garantir um descanso adequado e um estado de espírito feliz no pós-parto é o que fará com que a amamentação seja bem-sucedida.

dicas de amamentação para novas mães, amamentação, novas mães e alimentação saudável, paternidade, expresso indiano, notícias expresso indianoA quantidade e a qualidade do leite produzido estão diretamente ligadas à qualidade da ingestão nutricional. (Fonte: Getty / Thinkstock)

Por Shweta Mehra

Você sabia que amamentar deixa o cérebro feliz? O cérebro libera prolactina e oxitocina durante a amamentação, o que faz a mãe se ligar ao bebê e se sentir bem! Aqui está outro fato engraçado - em culturas como os Kung San na África do Sul - é normal amamentar um bebê até 100 vezes por dia. Fale sobre comemorar a amamentação diariamente!

A amamentação é um resultado maravilhoso e natural depois de ter um bebê. O corpo da mulher produz esse ouro líquido, que é feito sob medida para o bebê. O leite materno não só tem a capacidade de mudar com o tempo à medida que o bebê cresce, mas muda dentro de uma única mamada para se adaptar às necessidades do bebê.

Alimentos para comer durante a amamentação

Uma mãe que amamenta deve se concentrar na ingestão de galactagogos saudáveis. A quantidade e a qualidade do leite produzido estão diretamente ligadas à qualidade da ingestão nutricional. Tradicionalmente, muitos dos alimentos indianos dados à nova mãe são conhecidos como galactagogos - alimentos que aumentam a produção de leite. Aqui estão algumas coisas que uma nova mãe deve incluir em sua dieta:

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Água

Muitas vezes esquecido, mas o leite materno é composto de quase 80 por cento de água. Embora não seja necessário exagerar na ingestão de água, uma nova mãe geralmente se esquece de se hidratar, com as noites sem dormir, a troca de fraldas e o reajuste geral do cronograma. É por isso que beber água morna durante o dia é uma ótima ideia, pois ajuda a mãe a se hidratar e a ficar feliz com a próxima mamada.

Sementes de feno-grego, erva-doce e cominho

Essas sementes são embaladas com ácidos graxos ômega-3, cálcio e ajudam a aliviar gases, inchaço e prisão de ventre.

sementes de Sesamo

Uma das fontes não lácteas mais ricas de cálcio, pode ajudar a suprir os 1000 a 1300 miligramas diários de cálcio que uma mulher que amamenta precisa.

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dicas de amamentação para novas mães, amamentação, novas mães e alimentação saudável, paternidade, expresso indiano, notícias expresso indianoMuitas mães sentem dor nas costas após o parto, que aumenta significativamente com a posição inadequada de alimentação. (Fonte: Getty / Thinkstock)

Aveia

A aveia é uma boa fonte de ferro. Estudos mostram que baixos níveis de ferro podem inibir a produção de leite. A aveia pode ser incorporada em smoothies, preparações noturnas de aveia ou biscoitos, todos facilmente preparados pela nova mãe ocupada.

Grão de bico e lentilhas

Ambos superalimentos, são ricos em vitaminas, minerais e proteínas. Esses alimentos não apenas melhoram o suprimento de leite, mas também nutrem a mãe e a ajudam a recuperar as forças.

Sementes de agrião ou Haleem

Rico em fitoquímicos e ferro, eles costumam ser servidos como ladoos ou preparação halwa para a nova mãe. Uma colher de sopa de sementes de agrião (também conhecidas como sementes de Aleev / Chandrashoor) pode ajudar a preencher até 60% da ingestão diária de ferro necessária.

Além disso, a mãe que amamenta deve incluir alimentos ricos em cálcio, como leite, ragi, quinua, leitelho, paneer, ghee, etc. em sua dieta. Isso ajuda a prevenir a degeneração óssea da mãe e promove o desenvolvimento ósseo saudável para o bebê.

Outra adição muito importante é incluir alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3. Isso inclui alimentos como nozes, sementes de linhaça, abacate e feijão. Os ácidos graxos ômega-3 são um fator muito importante no desenvolvimento cognitivo do bebê.

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Dicas para novas mães:

1. Uma preocupação comum para as novas mães é 'o bebê está tendo o suficiente?' A resposta é 'sim'. Enquanto o bebê estiver ganhando bastante peso (o pediatra deve ser capaz de ajudar) e estiver produzindo uma boa quantidade de fraldas sujas para mantê-la na ponta dos pés, o bebê está recebendo leite materno suficiente.

2. Muitas mães sentem dor nas costas após o parto, que aumenta significativamente com a posição inadequada de alimentação. Certifique-se de que a mãe tenha apoio suficiente para as costas e use uma almofada de amamentação para criar o bebê para uma experiência de alimentação confortável.

3. A amamentação sob demanda é a melhor maneira de acompanhar o bebê. Normalmente, todos os livros sobre bebês falam sobre amamentação a cada duas horas. Embora leve tempo para se estabelecer em tal rotina, saiba que as mamadas em grupo e as mamadas sob demanda são, na verdade, a maneira do bebê de garantir que a mãe produza mais leite à medida que cresce.

Uma nova mãe e um bebê levarão tempo para estabelecer uma boa rotina de amamentação. Seguir uma dieta saudável, garantir um descanso adequado e um estado de espírito feliz no pós-parto é o que fará com que a amamentação seja bem-sucedida.

(O escritor é um nutricionista renomado de Mumbai)