Apelos por 'liberdade': os protestos anti-lockdown em toda a Austrália e a ação policial para impedir comícios 'superdimensionados'

Protestos anti-lockdown planejados em Sydney no sábado não se materializaram depois que um planejamento meticuloso dos policiais evitou que as reuniões em massa que violam o lockdown vistas no último fim de semana se repetissem.

Manifestantes marcham pelas ruas de Sydney segurando pôsteres de 'Liberdade'. (Foto AP)

Sydney, junto com outras cidades australianas, foi abalada por protestos na semana passada, com milhares de pessoas desmascaradas nas ruas se agitando contra as restrições de bloqueio impostas pelo governo após um aumento repentino nos casos de Covid-19.

No sábado, as autoridades disseram que 210 novos casos devido à variante Delta foram detectados em New South Wales (NSW).

O que aconteceu em Sydney na semana passada?

Desafiando a ordem estadual de ficar em casa, 3.500 manifestantes, a maioria sem máscaras, entraram em confronto com a polícia no centro de Sydney na semana passada, informou a Reuters. Os manifestantes estavam descontentes com as restrições de bloqueio de um mês. O ministro da Polícia do estado disse que este poderia ser um evento de superdimensionamento.

Manifestantes desmascarados marcharam de Victoria Park até a prefeitura com cartazes clamando pela liberdade.

Os protestos ocorreram em meio à forte presença da polícia, com policiais montados e policiais de choque, como as autoridades definiram como uma atividade de protesto não autorizada.

A polícia prendeu mais de 80 manifestantes, distribuindo mais de 250 notificações de violação de pena (PINs) e mais de 300 notificações de violação.

Os protestos foram resultado de novas restrições impostas pelo governo depois que os casos da Covid atingiram um recorde na semana passada.

Com a Grande Sydney bloqueada nas últimas quatro semanas, os residentes só puderam sair de casa com uma desculpa razoável, relatou a AP.

O ministro da Saúde de NSW, Brad Hazzard, foi citado pela AP: Vivemos em uma democracia e normalmente sou aquele que apóia os direitos das pessoas de protestar ... mas, no momento, temos casos disparando e pessoas pensando que isso é OK para chegar lá e possivelmente estar perto um do outro em uma demonstração.

Pessoas em Melbourne, Adelaide e outras cidades australianas também vieram às ruas para protestar contra as restrições.

Novas restrições NSW COVID-19

Em 28 de julho, a Hazzard divulgou uma atualização de restrições Covid-19 afirmando que os pedidos de estadia em casa permanecerão em vigor até 28 de agosto em toda a Grande Sydney, incluindo Central Coast, Blue Mountains, Wollongong e Shellharbour.

O comunicado disse que as restrições dariam aos membros de NSW tempo para aumentar a absorção das vacinas nas áreas mais afetadas e em todo o estado.

A premiê de NSW Gladys Berejiklian disse, de acordo com o comunicado, taxas de vacinação mais altas e o cumprimento das ordens de saúde são a única forma de garantir a flexibilização das restrições.

Enquanto o bloqueio para ficar em casa continua para todos, o estado de relaxamento:

• Os residentes das áreas acima mencionadas teriam que limitar as compras à Área do Governo Local (LGA) ou, se fora de seu LGA, a 10 km de casa, a menos que o item não esteja disponível localmente.
  • Apenas trabalhadores autorizados podem sair de seus LGAs.
  • A construção em regiões não ocupadas está definida para abrir fora dos LGAs com uma pessoa por regra de 4m² e outros protocolos COVID em vigor.

O vice-primeiro-ministro John Barilaro disse que o bloqueio na Grande Sydney ajudará a proteger NSW regional e evitar que o vírus chegue às comunidades regionais.

Hazzard disse que devemos redobrar seus esforços enquanto continuamos a batalha contra a variante Delta nas próximas semanas.

ENTRAR :Canal do Telegram Explicado Expresso

Os manifestantes vão se reagrupar em agosto

Protestos anti-lockdown planejados em Sydney no sábado não se materializaram depois que um planejamento meticuloso dos policiais impediu que as reuniões em massa que violam o lockdown vistas no fim de semana passado se repetissem, relatou o Guardian.

Policiais montados (1000 junto com 300 funcionários de defesa) e helicópteros usados ​​em uma operação pelo subcomissário de polícia Michael Willing impediram os manifestantes de se reunirem. A polícia também criou zonas de exclusão e planejou impor multas severas.

Com alguns manifestantes da semana passada tendo testado positivo, os organizadores do protesto de sábado pediram que as pessoas se reagrupassem em agosto.