Navio da China naufragou: 7 mortos, centenas ainda desaparecidos depois que navio de cruzeiro naufragou no rio Yangtze

O navio de quatro andares transportava 456 pessoas, incluindo 405 passageiros, 46 tripulantes e cinco guias turísticos.

Navio da China, navio da China afundou, navio da China naufragado, navio da China emborcou, navio da China emborcou número de mortos, navio da China emborcou, China, Notícias da China, Notícias, Notícias InternacionaisNesta terça-feira, 2 de junho de 2015, foto divulgada pela Agência de Notícias Xinhua da China, equipes de resgate trabalham no local do navio de passageiros tombado na seção Jianli do rio Yangtze, na província de Hubei, no centro da China. (Fonte: AP)

Sete pessoas foram confirmadas como mortas e pelo menos 430 continuavam desaparecidas na quarta-feira, após o naufrágio de um navio de cruzeiro no rio Yangtze mais longo da Ásia, no centro da China, enquanto mais de 4.000 equipes de resgate correm contra o tempo para encontrar sobreviventes em meio a condições climáticas adversas.

Até agora, 14 pessoas foram resgatadas e pode haver mais sobreviventes nos destroços, mas os ventos fortes e as chuvas fortes estão atrapalhando os esforços de resgate, disseram as equipes de resgate.

O Eastern Star afundou um ou dois minutos depois de ser pego por um tornado em Jianli, província de Hubei central, na noite de segunda-feira, de acordo com o capitão do navio e o engenheiro-chefe, que sobreviveram ao incidente e mais tarde foram presos para interrogatório.

A Administração de Assuntos de Navegação do Rio Changjiang (Yangtze) disse que 12 pessoas foram resgatadas da água e outras duas foram retiradas dos destroços.

Por volta do meio-dia, uma mulher de 65 anos foi capaz de nadar para fora dos destroços depois que os mergulhadores colocaram seu aparelho de respiração.

Um homem de 21 anos foi encontrado preso em um pequeno compartimento. Ele também recebeu aparelhos de mergulho e nadou sozinho por volta das 3 da tarde.

Mergulhadores estão vasculhando os compartimentos em busca de sobreviventes, enquanto a busca no rio se expandiu para 150 km a jusante do local e continuará a 220 km, disse Li Jiang, vice-chefe da administração.

Navio da China, navio da China afundou, navio da China naufragado, navio da China emborcou, navio da China emborcou número de mortos, navio da China emborcou, China, Notícias da China, Notícias, Notícias InternacionaisUm homem observa as equipes de resgate trabalhando no casco de um navio de cruzeiro emborcado no rio Yangtze em Jianli, na província de Hubei, na região central da China, terça-feira, 2 de junho de 2015. (Fonte: AP)

Uma equipe de 4.000, incluindo policiais, bombeiros e soldados da Marinha chinesa, está envolvida na missão de resgate, informou a agência de notícias estatal Xinhua.

O navio de quatro andares, transportando 456 pessoas, incluindo 405 passageiros, 46 tripulantes e cinco guias turísticos da cidade chinesa de Nanjing para o município de Chongqing no curso superior do Yangtze, afundou após ser pego por um ciclone por volta das 21h28 de segunda-feira .

O Ministério dos Transportes disse que a maioria dos passageiros era de Xangai e da província vizinha de Jiangsu, com idades entre 3 e 83 anos. A maioria tinha entre 60 e 70 anos.

O primeiro-ministro Li Keqiang, que está no local desde ontem, pediu às equipes de resgate que fizessem todos os esforços e uma batalha noturna para salvar vidas.

Presidindo uma reunião sobre a missão de resgate e resposta de emergência a caminho do local do acidente por via aérea ontem, o premiê enfatizou que salvar vidas deve ser a principal prioridade.

Ele instruiu os socorristas a mobilizar todos os recursos disponíveis, tomar todas as medidas possíveis e correr contra o tempo nas missões de busca e resgate.

Os engenheiros da barragem das Três Gargantas, na parte superior do rio Yangtze, receberam ordens para reduzir o volume de água que flui através das turbinas gigantes.

Li também pediu atualizações regulares e transparentes sobre o resgate e investigação, e disse que as autoridades devem garantir financiamento adequado e pessoal para conduzir o trabalho de resgate.

Ele ordenou que mais homens-rãs mergulhassem depois de ver dois mergulhadores da Marinha puxando um sobrevivente de dentro do navio virado.