A China adverte as pessoas a evitar a prática do Islã, a se manter no 'ateísmo marxista'

muçulmanos chineses, china islam, islam ban china china, uyghurs, fundamentalismo muçulmano, extremismo muçulmano china, marxismo, ateísmo, ateísmo marxista, comunismo chinêsduas garotas muçulmanas chinesas Hui lêem o Alcorão, o livro sagrado do Islã, na Mesquita de Niujie enquanto esperam pelo jejum no primeiro dia do mês sagrado muçulmano do Ramadã em Pequim. (foto-AP)

A liderança máxima da China, liderada pelo secretário-geral do Partido e pelo presidente Xi Jinping, alertou o povo chinês, especialmente aqueles que vivem na província de Xinjiang, a evitar a prática do Islã e a se ater à política estatal chinesa de ateísmo marxista.

Os comentários do secretário-geral e do presidente Xi Jinping feitos na Segunda Conferência Nacional de Trabalho sobre Religião estão sendo amplamente divulgados pela mídia estatal liderada pela TV Central da China.

O aviso do presidente Jinping é dirigido aos uigures, que nos últimos tempos se tornaram muito agressivos em seus protestos contra o estado. Grande parte da população que vive na província de Xinjiang radicalizou-se e o governo chinês só agora está percebendo a gravidade da situação.

ASSISTA VÍDEO: É assim que as pessoas estão observando Ramzan em Delhi

[postagem relacionada]

Xinjiang faz fronteira com o Paquistão, de onde fluem os ensinamentos islâmicos linha-dura. A China também vem alertando sutilmente o Paquistão para interromper o fluxo de mensagens islâmicas para Xinjiang, mas sem sucesso. O discurso do presidente Xi na Conferência religiosa também foi uma mensagem velada ao Paquistão, dizem os observadores.

Tornando a política estatal de intolerância da China em relação às tendências pan-islâmicas muito clara, o presidente Xi alertou os cidadãos chineses para não se confundirem com tendências não aprovadas pelo PCC e nunca encontrarem seus valores e crenças nesta religião ou em qualquer religião.

Entre os outros avisos emitidos por ele, estava um para resistir resolutamente à infiltração no exterior por meios religiosos e para se proteger contra violações ideológicas por extremistas islâmicos.

Outros altos funcionários do Partido Comunista que falaram nesta ocasião destacaram os perigos que o Islã está assumindo em algumas partes da China, tornando a nação vulnerável à infiltração extremista.

Autoridades do Partido Comunista apoiaram fortemente as declarações do presidente Xi e alertaram os cidadãos a ficarem vigilantes contra as tendências islâmicas como os produtos Halal. Eles deixaram claro que os produtos Halal permanecerão proibidos na China, pois promovem a segregação religiosa.

Apesar de se manifestar fortemente contra o Islã e as tradições islâmicas, a Segunda Conferência Nacional de Trabalho sobre Religião também promoveu uma série de artigos que expressaram apoio às novas políticas.

Um desses artigos no jornal oficial da Comissão Central de Inspeção Disciplinar do PCC. Criticava os Funcionários por terem esquecido a disciplina partidária e se engajado na prática da fisionomia e leitura da sorte, queimando incenso e rezando. Isso foi seguido por um relatório no Xinhua em 9 de maio instando todos os quadros do Partido Comunista Chinês em todos os níveis a se engajarem em propaganda, unidade política e orientar as massas para longe das religiões, especialmente aquelas que perturbam o estado chinês.

A China já declarou 2016 como o Ano da Unidade Étnica e do Progresso, um movimento voltado diretamente para livrar a nação das influências islâmicas.

O presidente Xi Jinping está fazendo esforços para aumentar o controle sobre as práticas religiosas, pois acredita que a religião, especialmente o Islã, pode emergir como uma força competitiva na sociedade, a menos que seja cortada pela raiz agora.

O Partido Comunista da China declarou que a crescente influência do Islã radical é uma questão de segurança nacional e as declarações da Conferência de Trabalho sobre Religião deixaram claro que Pequim terá como alvo todos aqueles que ajudam na propagação do Islã.

Em Xinjiang, já existe um ressentimento considerável sobre o controle exercido sobre a prática do Islã, como o crescimento da barba, a observação de jejuns durante o ramazan, o uso do Hijab, restrições alimentares como o consumo de comida Halal, orações cinco vezes por dia e assim por diante. Essas práticas são percebidas como
anti-estado e são alvo de repressão por parte das autoridades.

O presidente Xi deixou claro que essas políticas serão reforçadas com vigor renovado, já que a China vê o radicalismo islâmico patrocinado pelo Paquistão como a ameaça número um à sua sociedade.