O co-fundador do viral ALS Ice Bucket Challenge morre aos 37 anos

Pat Quinn foi diagnosticado com a doença de Lou Gehrig, também conhecida como esclerose lateral amiotrófica, em 2013, um mês após seu 30º aniversário, disse a organização em um comunicado anunciando sua morte.

Esta foto de 2019 fornecida pela Associação ALS mostra Pat Quinn. (Scott Kauffman / The ALS Association via AP)

Um co-fundador do desafio do balde de gelo de mídia social ALS, que arrecadou mais de US $ 200 milhões em todo o mundo para a pesquisa da doença de Lou Gehrig, morreu no domingo aos 37 anos, de acordo com a Associação ALS.

Pat lutou contra a ELA com positividade e bravura e inspirou tudo ao seu redor, disse a associação. Aqueles de nós que o conheceram estão arrasados, mas gratos por tudo que ele fez para avançar na luta contra a ALS. … Nossos pensamentos estão com a família Quinn e todos os seus amigos e apoiadores. Pat era amado por muitos de nós na comunidade ALS e em todo o mundo.

Em 2014, Quinn viu o desafio do balde de gelo no feed de mídia social do jogador de golfe profissional Chris Kennedy, que primeiro desafiou a prima de sua esposa Jeanette Senerchia a pegar um balde de água gelada, despejar na cabeça dela, postar um vídeo nas redes sociais e perguntar outros para fazer o mesmo ou fazer uma doação para instituições de caridade. O marido de Senerchia tinha ALS.

Quinn e o cofundador Pete Frates, junto com suas equipes de apoiadores, ajudaram a popularizar o desafio. A Associação ALS disse que Quinn sabia que era a chave para aumentar a conscientização sobre ALS, chamando-a de a maior campanha de mídia social da história. Frates, um ex-jogador de beisebol do Boston College, morreu em dezembro de 2019 aos 34 anos.

Quando os dois o pegaram, o fenômeno explodiu, disse a organização. Milhares de pessoas participaram da tendência viral, incluindo celebridades, estrelas do esporte e políticos - até mesmo Donald Trump antes de sua eleição e o personagem de desenho animado Homer Simpson. Vídeos online foram vistos milhões de vezes.

Isso acelerou drasticamente a luta contra ALS, levando a novas descobertas de pesquisa, expandindo o atendimento para pessoas que vivem com ALS e um investimento significativo do governo em pesquisas de ALS, disse o comunicado da organização.

A doença de Lou Gehrig, batizada em homenagem aos grandes Yankees de Nova York que a sofriam, também é conhecida como ELA ou doença do neurônio motor. É uma doença neurodegenerativa progressiva que leva à paralisia devido à morte de neurônios motores na medula espinhal e no cérebro. Não há cura conhecida.

A organização acrescentou que Quinn continuou a aumentar a conscientização e a arrecadar fundos depois de popularizar o desafio. Em 2015, a associação homenageou-o, entre outros, como ALS Heroes - um prêmio concedido a pessoas que vivem com a doença e que tiveram um impacto positivo significativo no seu combate.

No 5º aniversário do desafio, Quinn, que era de Yonkers, Nova York, falou a uma multidão em Boston.

Ninguém sabia que o Desafio do Balde de Gelo se tornaria um fenômeno mundial, mas nos unimos porque é isso que é necessário para mudar uma doença como a ELA, disse ele. Existem guerreiros em todo o mundo que não querem aceitá-la como uma sentença de morte. … Nunca vamos parar de lutar juntos. Não vou deixar esta Terra até que saiba que a próxima pessoa com diagnóstico de ALS tem um plano real para viver com esta doença, não apenas morrer dela.