A preocupação cresce com o aumento de vírus respiratórios e infecções Delta entre crianças

Um estudante olha através de uma cerca em uma escola no bairro de Spanish Harlem, em Manhattan, 6 de julho de 2021. (Jose A. Alvarado Jr./ The New York Times)

Por Jesus Jiménez

Autoridades de saúde expressaram preocupação com o aumento simultâneo de infecções delta e casos de um vírus respiratório conhecido como vírus sincicial respiratório, ou RSV - uma doença altamente contagiosa semelhante à gripe que costuma afetar mais crianças e adultos mais velhos.

Os casos de RSV aumentaram gradualmente desde o início de junho, com um aumento ainda maior no mês passado, de acordo com dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. O RSV, que pode causar sintomas que incluem coriza, tosse, espirros e febre, normalmente começa a se espalhar no outono, tornando este pico de verão incomum.

Em uma série de postagens no Twitter, a Dra. Heather Haq, uma pediatra do Texas Children’s Hospital em Houston, descreveu um aumento nas hospitalizações por coronavírus e RSV. Haq também é o diretor médico da Baylor College of Medicine International Pediatric AIDS Initiative no Texas Children’s Hospital.

Depois de muitos meses de zero ou poucos casos pediátricos de COVID, estamos vendo bebês, crianças e adolescentes com COVID voltando ao hospital, mais e mais a cada dia, ela escreveu, acrescentando que a idade dos pacientes varia de 2 semanas a 17 anos , incluindo alguns com pneumonias COVID.

Estamos no início de uma enorme onda de COVID, escreveu Haq, que não foi encontrado para comentar no domingo. Agora estamos tendo volumes de pacientes no nível de inverno de bebês / crianças pequenas com VSR, e temo que fiquemos sem leitos e pessoal para lidar com o aumento repentino.

Os casos de RSV no Texas começaram a aumentar no início de junho e pareceram atingir o pico em meados de julho, de acordo com dados do departamento de saúde do estado.

A Flórida também experimentou um aumento semelhante nos casos de RSV, em que as infecções foram superiores às observadas nos últimos anos, de acordo com um relatório de vigilância do vírus.

Na Louisiana, onde os casos aumentaram 244% nas últimas duas semanas, o Hospital Infantil Nossa Senhora do Lago em Baton Rouge estava quase lotado na sexta-feira, informou a CNN.

Você começa com a pandemia nos últimos 18 meses e depois com RSV nos últimos dois meses. Parece que uma coisa após a outra está mantendo nossas equipes muito ocupadas, disse o Dr. Trey Dunbar, presidente do hospital, à rede.

Em Oklahoma, que também registrou um aumento nos casos de VSR, os leitos estão se tornando escassos nos hospitais.

Estamos apenas pedindo a todos que façam o que puderem para ajudar uma situação hospitalar difícil, disse uma clínica pediátrica de Oklahoma em um post no Facebook na semana passada.

O Dr. Cameron Mantor, diretor médico do Hospital Infantil de Oklahoma da OU Health, disse ao The Oklahoman que, nos últimos dois meses, os casos de RSV no estado foram exponencialmente fora das tabelas.

RSV é um problema real agora, disse ele ao jornal. O que acontecerá se houver um aumento repentino de casos pediátricos de COVID?

O aumento nos casos de RSV ocorre quando as novas infecções por coronavírus aumentaram em 148% nos Estados Unidos nas últimas duas semanas e as hospitalizações aumentaram em 73%, de acordo com dados do New York Times.

O aumento de infecções por coronavírus foi amplamente atribuído à variante delta altamente contagiosa e às baixas taxas de vacinação em alguns estados.

Eu me preocupo quando as crianças voltam para a escola com o delta circulando, veremos grandes surtos em escolas que não vimos nas ondas anteriores, afetando desproporcionalmente as crianças, escreveu Haq. Eu cuidei de pacientes pediátricos hospitalizados com COVID durante a pandemia, mas desta vez com crianças suscetíveis não vacinadas mais a variante delta, veremos mais internações pediátricas de COVID.

O governador do Texas, Greg Abbott, proibiu os governos locais e agências estaduais de exigir vacinas e proibiu as autoridades locais de exigirem máscaras faciais.

A Flórida pode enfrentar desafios semelhantes com vírus no início do ano letivo. O governador Ron DeSantis se manifestou contra as novas recomendações de mascaramento do CDC, com seu escritório dizendo em um comunicado na semana passada que os pais sabem o que é melhor para seus filhos.

O aumento nos casos de RSV não se limita aos Estados Unidos. A Nova Zelândia também relatou recentemente um aumento nas infecções por RSV.