Dina Wadia, filha afastada de Mohammad Ali Jinnah, falece aos 98

Em seus últimos anos, Dina viveu principalmente em Nova York, embora fizesse uma viagem anual a Mumbai para encontrar sua família e amigos. Ela era extremamente próxima do filho Nusli, que a visitava com frequência.

Dina Wadia, Mohammed Ali Jinnah, filha de Jinaah, Dina Wadia morta, que é dina Wadia, Paquistão, notícias da Índia, Indian ExpressMohammad Ali Jinnah ficou chocado quando Dina Wadia o informou, aos 17 anos, que pretendia se casar com Neville Wadia, descendente de uma igualmente ilustre família Parsi no ramo têxtil.

Dina Wadia, filha única do fundador do Paquistão, Mohammed Ali Jinnah, faleceu em sua casa em Nova York na quinta-feira. Ela tinha 98 anos.

Ela era a mãe do empresário Parsi Nusli Wadia, que dirige o Grupo Wadia, dono da Bombay Dyeing, Britannia Industries e Go Air, e é frequentemente descrito como o samurai corporativo da Índia por sua propensão a se envolver em disputas corporativas de alto poder.

O casamento de Jinnah com Ruttie Petit, de 16 anos, aos 42, escandalizou a sociedade de Bombaim no início do século 20. Ruttie era a única filha de Sir Dinshaw Petit, o aristocrático Parsi Baronet, cuja família foi uma das primeiras a abrir fábricas têxteis em Bombaim e era conhecida por instituições de caridade. A comunidade Parsi ficou em pé de guerra com a fuga e conversão impulsiva e romântica de Ruttie. Ela foi excomungada da comunidade para todos os fins práticos.

A autora Sheela Reddy, em seu livro recente Sr. e Sra. Jinnah, escreve: Uma falha estranha na personalidade calorosa e afetuosa de Ruttie era que ela prestava pouca atenção à sua única filha, deixando-a em casa com babás e criadas. ' filha foi tão ignorada que não recebeu um nome adequado até os 10 anos. Sua mãe faleceu em circunstâncias trágicas aos 29 anos.

Dina foi o produto de um casamento condenado de opostos completos. Jinnah, que era quase tão velho quanto o pai de Ruttie, era severo, orgulhoso, retraído, cauteloso e de uma família muçulmana Khoja conservadora. Ruttie era mimado, impulsivo, emocional, extravagante e imprudente.

Após a morte de sua esposa, Jinnah tornou-se cada vez mais ortodoxo e preocupado com sua missão de arrancar da Índia um país de maioria muçulmana, o Paquistão. Ele permitiu que a avó de Dina, Dinbai Petit, tivesse uma palavra importante na educação de sua filha e até mesmo permitiu que a criança adotasse o nome de sua avó. Apesar da tragédia precoce em sua vida, Dina teve, segundo amigos, uma infância feliz e um temperamento amigável, caloroso e gentil. Ela foi criada em um ambiente predominantemente Parsi.

Jinnah ficou chocado quando ela o informou, aos 17 anos, que pretendia se casar com Neville Wadia, descendente de uma família parsi igualmente ilustre no ramo têxtil. De acordo com o ex-júnior de Jinnah, o falecido juiz Mahommed Currim Chagla, Jinnah repreendeu sua filha e disse a ela que havia milhões de meninos muçulmanos na Índia e ela poderia ter quem quisesse. Dina, que era mais do que páreo para o pai, respondeu: Pai, havia milhões de meninas muçulmanas na Índia. Por que você não se casou com um deles? '

Para Jinnah, o casamento foi uma grande vergonha política. Ele se afastou permanentemente de sua filha e da família dela. Antes de partir para o Paquistão, que logo se formaria, ele conheceu sua filha pela última vez junto com seu filho Nusli e sua filha Diana. Dina fez uma viagem ao Paquistão em 2003, a primeira vez desde seu funeral, para visitar o túmulo de seu pai junto com seu filho e dois netos, Ness e Jeh. Foi um choque para a maioria dos paquistaneses descobrir que os descendentes do Quaid-e-Azam eram na verdade parses que viviam na Índia, já que esse segredo foi mantido sob vigilância pelas autoridades paquistanesas por muitos anos.

A propósito, Dina estava lutando em um tribunal para reivindicar a posse legal do Tribunal Sul em Malabar Hill, agora geralmente referido como Jinnah House. Avaliado em mais de US $ 400 milhões, o bangalô imponente, que precisa urgentemente de reparos, tem significado histórico para o subcontinente desde que Jinnah, Jawaharlal Nehru e Mahatma Gandhi se encontraram lá antes da formação do Paquistão.

Após a morte de Jinnah, o governo do Paquistão queria que a propriedade fosse entregue a ele. O governo indiano lembrou que em seu testamento Jinnah deixou a propriedade para sua irmã Fátima, que também havia falecido. O argumento de Dina Wadia é que, uma vez que Jinnah era um muçulmano Khoja, uma comunidade que segue a lei hindu e não Shariat, Dina, como sua filha e cidadã indiana, era a legítima herdeira da propriedade.