Você precisa se preocupar se o seu bebê não estiver piscando o suficiente?

Um estudo de 2010 intitulado Optometry and Vision Science por Leigh F Bacher afirma que a taxa de piscar de olhos espontânea é inferior a quatro vezes por minuto em bebês humanos. As taxas aumentam gradualmente para 15-30 por minuto na idade adulta.

taxa de piscada dos olhos do bebê, paternidadeOs bebês piscam menos que os adultos. (Fonte: Getty Images)

Você deve ter notado que seu recém-nascido mal está piscando. E muitos estudos no passado analisaram o porquê.

Um estudo de 2010 intitulado Optometry and Vision Science por Leigh F Bacher afirma que a taxa de piscar de olhos espontânea é inferior a quatro vezes por minuto em bebês humanos. A taxa aumenta gradualmente para 15-30 por minuto na idade adulta.

Por que os bebês piscam menos do que os adultos?

Existem várias teorias que analisam por que os bebês piscam menos do que os adultos. Uma dessas teorias é que piscar ajuda a manter os olhos lubrificados, mas como os bebês têm olhos menores e dormem muito mais do que os adultos, seus olhos não precisam de tanta lubrificação e, portanto, piscam menos.

De acordo com Bacher, os bebês também são expostos a muitas informações visuais totalmente novas, que afetam sua taxa de piscar. Quando você faz coisas que demandam visualmente ou atenção, você tende a piscar menos, disse o pesquisador em uma entrevista.

A pesquisa também sugere que a taxa de piscar de olhos (EBR) é um marcador indireto não invasivo da função central da dopamina. Piscar os olhos, até certo ponto, está relacionado ao desenvolvimento do cérebro do bebê. Se os níveis de dopamina são ligeiramente menores, o piscar é menor, disse o Dr. Subhash Rao, pediatra consultor do Hospital Hiranandani, ao Express Parenting.

A taxa de intermitência varia nos bebês?

Piscar varia de criança para criança, sem dúvida, mas à medida que a criança cresce, a taxa de piscar melhora. Em algumas crianças, é mais rápido do que em outras, assim como em outros marcos. Portanto, não há razão para se preocupar, disse o Dr. Rao.

A taxa de intermitência em bebês pode ser um indicador para transtorno do espectro do autismo . De acordo com um estudo do pesquisador Warren Jones, da Emory University School of Medicine, Atlanta, publicado em Proceedings of the National Academy of Sciences, piscar pode indicar o quão engajadas as pessoas estão com o que estão olhando. Enquanto as crianças sem autismo são capazes de responder de acordo com o contexto social, aquelas no espectro do autismo podem frequentemente estar reagindo a eventos físicos depois que eles já aconteceram.

Mas piscar não pode ser analisado isoladamente. O Dr. Rao esclareceu: Se o seu bebê não está piscando, ele pode ter autismo? Bem, ninguém pode dizer isso. Por volta de um ano, se a criança não estiver respondendo pelo nome ou apenas olhando para objetos ou não for auto-indulgente, os sintomas estariam sujeitos a um diagnóstico posterior. A taxa de intermitência pode figurar entre os sintomas, mas pode não ser o único.

Leia | Observador para associativo: 6 tipos de brincadeira importantes para o desenvolvimento infantil

Outro estudo de 2010 publicado no The Journal of Nutrition descobriu que as taxas de piscar de olhos em bebês com anemia por deficiência de ferro são menores. A menor taxa de piscar de olhos em bebês com anemia por deficiência de ferro é consistente com a redução da função da dopamina em humanos, disse o estudo.