Donald Trump renova ameaça de cortar laços com a China

As duas maiores economias do mundo estão em desacordo sobre o tratamento da pandemia do coronavírus e a decisão da China de impor uma legislação de segurança em Hong Kong, entre vários pontos de atrito que pioraram este ano.

Relações dos EUA com a China, Trump sobre a China, Trump sobre as relações com a China, Donald Trump sobre as relações com a China, Donald Trump sobre a China, Notícias internacionais, Indian ExpressO presidente dos EUA, Donald Trump, com seu homólogo chinês Xi Jinping.

O presidente Donald Trump renovou na quinta-feira sua ameaça de cortar laços com a China, um dia depois que o representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, disse ao Congresso que não via o desacoplamento das economias dos EUA e da China como uma opção viável.

Não foi culpa do embaixador Lighthizer (ontem no Comitê) porque talvez eu não tenha sido claro, mas os EUA certamente mantêm uma opção política, sob várias condições, de um desacoplamento completo da China, disse Trump no Twitter.

Trump no mês passado sinalizou uma deterioração ainda maior no relacionamento, dizendo que não tinha interesse em falar com o presidente Xi Jinping agora e sugerindo que ele poderia até mesmo cortar os laços com a segunda maior economia do mundo.

Lighthizer, questionado sobre os laços EUA-China durante uma audiência do Comitê de Formas e Meios da Câmara dos Representantes na quarta-feira, disse que a questão da dissociação é complicada.

Eu acho que você pode sentar e desacoplar a economia dos Estados Unidos da economia chinesa? ele disse. Não, acho que essa era uma opção política há anos. Não acho que seja uma ... opção de política razoável neste momento.

Seu escritório não comentou imediatamente o tweet de Trump.

Lighthizer disse que espera ver mais cadeias de abastecimento se movendo para os Estados Unidos por causa de mudanças fiscais e regulatórias, mas também observou que o acordo comercial EUA-China resultaria em mudanças positivas significativas e aumento das compras chinesas de bens e serviços dos EUA.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, encontrou-se com o principal diplomata da China, Yang Jiechi, no Havaí na quarta-feira para um raro encontro pessoal de alto nível.