A retirada de Donald Trump em Paris pode levar a Terra à beira do abismo: Stephen Hawking

'A ação de Trump pode empurrar a Terra para o limite, para se tornar como Vênus, com uma temperatura de duzentos e cinquenta graus, e chovendo ácido sulfúrico', disse Stephen Hawking

Donald Trump, presidente dos EUA Donald Trump, físico britânico Stephen Hawking, Stephen Hawking Trump, Stephen Hawking Donald Trump, TrumpIn Picture, físico britânico Stephen Hawking (foto de arquivo / Reuters)

A decisão do presidente Donald Trump de retirar os EUA do pacto climático de Paris pode levar a Terra ao limite e transformá-la em um planeta estufa como Vênus, advertiu o renomado físico britânico Stephen Hawking. Trump anunciou no mês passado que os EUA se retirariam do Acordo de Paris, que foi assinado por quase 200 nações, alegando que quer renegociar a parte do país no acordo para garantir que as empresas americanas não fiquem em desvantagem.

Hawking, indiscutivelmente o cientista mais famoso do mundo, disse à BBC que a decisão de Trump de desistir do acordo climático de Paris pode levar a mudanças climáticas irreversíveis. Estamos próximos do ponto de inflexão em que o aquecimento global se torna irreversível. A ação de Trump pode empurrar a Terra para o limite, para se tornar como Vênus, com uma temperatura de duzentos e cinquenta graus, e chovendo ácido sulfúrico, disse o físico de 75 anos.

Ele também temia que a agressão fosse inerente aos humanos e que sua maior esperança de sobrevivência fosse viver em outros planetas. O professor de Cambridge disse que a mudança climática é um dos grandes perigos que a humanidade enfrenta, mas pode ser evitada agindo agora.

Ao negar as evidências da mudança climática e renunciar ao Acordo Climático de Paris, Donald Trump causará danos ambientais evitáveis ​​ao nosso belo planeta, pondo em perigo o mundo natural, para nós e nossos filhos, disse Hawking.

Quando questionado se achava que os humanos algum dia resolveriam seus problemas ambientais e resolveriam conflitos, Hawking foi pessimista, dizendo que achava que os dias dos humanos na Terra estavam contados.

Temo que a evolução tenha embutido a ganância e a agressão ao genoma humano. Não há nenhum sinal de redução do conflito, e o desenvolvimento de tecnologia militarizada e armas de destruição em massa podem tornar isso desastroso. A melhor esperança para a sobrevivência da raça humana pode ser colônias independentes no espaço, disse ele.

No Brexit, Hawking temia que a pesquisa do Reino Unido fosse irreparavelmente danificada. A ciência é um esforço cooperativo, então o impacto (do Brexit) será totalmente ruim e deixará a ciência britânica isolada e voltada para dentro, disse ele.

Questionado sobre seu legado, Hawking disse: Eu nunca esperei chegar aos 75 anos, então me sinto muito afortunado por poder refletir sobre meu legado. Acho que minha maior conquista será a descoberta de que os buracos negros não são totalmente negros. Hawking teve doenças do neurônio motor durante a maior parte de sua vida adulta. Isso prejudicou seus movimentos e capacidade de falar.

Quando fui diagnosticado aos 21 anos, disseram-me que isso me mataria em dois ou três anos. Agora, 54 anos depois, embora mais fraco e em uma cadeira de rodas, continuo trabalhando e produzindo artigos científicos. Mas tem sido uma grande luta, que só superei com muita ajuda da minha família, colegas e amigos, disse ele.