Donald Trump: Tire as armas dos guarda-costas de Hillary Clinton e veja o que acontece a seguir

Donald Trump, Trump, Hillary clinton, Clinton, guarda-costas de Hillary clinton, comentários de Donald Trump, Donald Trump-Hillary clinton, Trump-clinton, Trump rally, Carolina do Norte, EUA, Estados Unidos, eleições nos EUA, pesquisas nos EUA, eleições presidenciais nos EUA 2016, noticias do mundoAcho que seus guarda-costas deveriam largar todas as armas. Eles deveriam desarmar, certo? Trump perguntou à multidão.

Donald Trump fez sua habitual ligação sarcástica na sexta-feira para que os agentes do Serviço Secreto de Hillary Clinton tirassem suas armas de fogo e, em seguida, acrescentou, vamos ver o que acontece com ela.

Trump há muito sugeriu incorretamente que seu oponente democrata quer derrubar a Segunda Emenda e tirar o direito dos americanos de possuir armas. Em um comício em Miami, ele novamente discursou sobre o confisco das armas dos agentes e foi mais longe.

Acho que seus guarda-costas deveriam largar todas as armas. Eles deveriam desarmar, certo? Trump perguntou à multidão. Tire suas armas, ela não quer armas. Pegue o deles e vamos ver o que acontece com ela. Leve suas armas embora. OK, seria muito perigoso.

O significado de Trump não foi imediatamente claro e uma porta-voz da campanha não respondeu imediatamente a um pedido de elaboração. Uma porta-voz do Serviço Secreto também não quis comentar.

Mas o comentário aparentemente ameaçador evocou uma observação que Trump fez no mês passado que muitos democratas condenaram como uma chamada para o assassinato de Clinton. Falando em um comício na Carolina do Norte, o candidato republicano disse erroneamente que seu oponente quer abolir, essencialmente, a Segunda Emenda.

Ele continuou: A propósito, se ela escolher os juízes, nada vocês poderão fazer, pessoal. Embora o pessoal da Segunda Emenda, talvez haja, eu não sei.

Em minutos, a campanha de Clinton condenou o comentário. Robby Mook, seu gerente de campanha, disse: Uma pessoa que deseja ser presidente dos Estados Unidos não deve sugerir violência de forma alguma.

Trump mais tarde contestou essa crítica, dizendo que todos em sua audiência sabiam que ele estava se referindo ao poder dos eleitores e que não pode haver outra interpretação.

Trump, que tem o endosso da National Rifle Association, acabou acessando o Twitter para dizer que o Serviço Secreto não o havia contatado sobre os comentários.

Os comentários na sexta-feira em Miami vieram horas depois de Trump finalmente reverter sua posição de longa data de que o presidente Barack Obama não nasceu nos Estados Unidos. Aparecendo em Washington, ele disse que Obama nasceu nos Estados Unidos, mas sugeriu incorretamente que a campanha de Clinton havia iniciado a teoria da conspiração.

Trump ignorou as perguntas dos repórteres sobre sua mudança e ainda não explicou por que abandonou a postura de birther que alimentou sua fama política e foi vista pelos críticos como uma tentativa de deslegitimar o primeiro presidente afro-americano do país.

Durante a campanha no sul da Flórida, que tem uma grande população cubano-americana, Trump também disse que se for eleito presidente, vai reverter os esforços de Obama para normalizar as relações com Cuba - a menos que o país cumpra certas exigências. Entre eles, disse ele, estaria a liberdade religiosa e política para o povo cubano e a libertação de todos os presos políticos.

Trump diz que estará ao lado do povo cubano em sua luta contra a opressão comunista.

O comentário marca mais uma reversão para o candidato republicano, que disse anteriormente que apoiava a ideia de relações normalizadas, mas desejava que os EUA tivessem negociado um acordo melhor.

Trump também disse que os EUA têm uma obrigação mais ampla de apoiar os oprimidos, um comentário que parece contraditório com seu primeiro mantra americano. O próximo presidente dos Estados Unidos deve ser solidário com todas as pessoas oprimidas em nosso hemisfério, e nós estaremos com os oprimidos, e são muitos, disse ele.

Acrescentou que o povo da Venezuela anseia por ser livre, anseia por ajuda. O sistema está ruim. Mas as pessoas são ótimas.

Trump frequentemente cita o país como um modelo de estado falido, alertando que, se Clinton for eleita, ela transformará os EUA na Venezuela.