Donald Trump ameaça rejeitar projeto de defesa apesar da maioria à prova de veto

Donald Trump apontou para um projeto de lei anual do orçamento de defesa, prometendo rejeitá-lo. Suas ameaças de veto surgiram depois que o projeto de lei foi aprovado de forma esmagadora pelos legisladores dos EUA - com apoio suficiente para anular um veto.

Donald Trump, projeto de lei anual de defesa, segurança nacional dos EUA, Trump veta projeto de lei anual de defesa, notícias dos EUA, notícias do mundoO raro movimento presidencial de Trump atraiu reações agudas dos principais legisladores americanos, com a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, descrevendo-o como uma decisão imprudente. (AP)

O presidente dos EUA, Donald Trump, prometeu no domingo vetar o projeto de lei do orçamento de defesa deste ano, desta vez citando afirmações não especificadas de que poderia beneficiar a China.

O maior vencedor do nosso novo projeto de defesa é a China! Vou vetar! Trump escreveu em um novo tweet.

Ele já ameaçou rejeitar o projeto de lei anual antes, apesar do Congresso aprovar o projeto por margem que permitiria aos legisladores anular o veto do presidente.

A legislação foi aprovada no Senado liderado pelos republicanos por 84-13, enquanto foi aprovada na Câmara dos Representantes controlada pelos democratas por 335-78.

Os votos colocam o projeto de lei - o National Defense Authorization Act (NDAA) - bem além da supermaioria de dois terços necessária para anular um potencial veto de Trump.

A conta de US $ 740,5 bilhões (€ 610,2 bilhões) cobre o orçamento das Forças Armadas dos EUA para o ano e inclui aumentos salariais para membros do serviço.

Em um raro rompimento com Trump, o líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, pediu que o projeto fosse aprovado, dizendo que ajudaria a deter a agressão militar chinesa.

As ameaças de veto de Trump também vêm um pouco mais de um mês até que ele deixe o cargo, com o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, marcado para tomar posse em 20 de janeiro.

Por que Trump se opõe ao projeto de lei?

Trump expressou sua oposição ao projeto de lei por várias razões - incluindo uma disposição que exigiria que os militares dos EUA renomeassem as bases que homenageavam os líderes confederados de estados pró-escravidão durante a Guerra Civil.

O presidente dos Estados Unidos também quer que os legisladores incluam disposições não relacionadas à defesa militar e nacional que visam as empresas de mídia social. Especificamente, Trump quer que o projeto abole uma lei que protege os gigantes da mídia social de serem responsabilizados por conteúdo de terceiros.

Trump tem afirmado regularmente que Google, Facebook e outros gigantes da tecnologia são tendenciosos contra ele.

O projeto de lei de defesa, que o Congresso aprovou por quase 60 anos consecutivos, também inclui uma cláusula que bloquearia o plano de Trump de retirar milhares de soldados americanos de bases na Alemanha.

A legislação também inclui sanções obrigatórias à Turquia pela aquisição do sistema russo de defesa antimísseis S-400.