Os primeiros anos: um bebê com Síndrome de Down tem as mesmas necessidades que qualquer outro

síndrome de down, primeira infânciaOs primeiros anos são fundamentais para o desenvolvimento da criança. (Fonte: Getty Images)

Por Abha Ranjan Khanna

Para qualquer pai, descobrir que seu filho tem Síndrome de Down é um choque. E, compreensivelmente, agora não há 'tratamento' ou 'cura' para reverter os efeitos do material genético extra que causa a Síndrome de Down. No entanto, as pesquisas realizadas nos últimos 25 anos são animadoras e fornecem um caminho para a compreensão de como a síndrome afeta indivíduos e famílias e sobre como promover o desenvolvimento precoce e apropriado.

Um bebê com Síndrome de Down tem as mesmas necessidades de todos os bebês e se desenvolverá sendo cuidado e interagindo da mesma forma que todos os bebês. Muitas famílias dessas crianças dizem que é como partir em uma jornada ao desconhecido, sem saber o que esperar; no entanto, esses são os mesmos desafios e empolgação que todos os pais de um recém-nascido enfrentam.

Uma das principais prioridades nos primeiros meses de vida de um bebê com Síndrome de Down é que os pais tenham tempo suficiente para se ajustar ao diagnóstico, receber as informações e o apoio corretos que os ajudem a compreender as necessidades de seu filho. Não existem regras e nem acertos e erros - alguns pais se adaptam mais rapidamente à curva de aprendizado íngreme e outros acham que suas emoções demoram muito mais para se acalmar.

Embora quase nenhuma criança com Síndrome de Down morra agora no mundo desenvolvido, ela está associada à alta mortalidade na Índia, em grande parte por causa da falta de informação e apoio para os novos pais, conselhos desatualizados que muitos médicos dão e por causa de práticas sociais e educacionais discriminatórias sistemas.

Crianças com Síndrome de Down, bem como outras crianças, alcançam seu potencial com:

• Cuidados de saúde eficazes para sobrevivência e bem-estar.
  • Intervenção precoce para promover boas habilidades parentais.
  • Todos os dias, atividades familiares rotineiras como alimentar, brincar e se comunicar.
  • Boa educação na escola primária, escola secundária e educação superior.
  • Esportes, artes e recreação.
  • Desenvolvimento de competências e trabalho remunerado.

Os primeiros anos de vida são um período crítico para o desenvolvimento da criança. Todas as crianças pequenas passam pelas mudanças mais rápidas e significativas em termos de desenvolvimento durante esse período. Durante esses primeiros anos, eles alcançam as habilidades físicas, cognitivas, linguísticas, sociais e de autoajuda básicas que constituem a base para o progresso futuro, e essas habilidades são obtidas de acordo com padrões de desenvolvimento previsíveis. Crianças com Síndrome de Down geralmente enfrentam atrasos em certas áreas de desenvolvimento, portanto, a intervenção precoce é altamente recomendada. Pode começar a qualquer momento após o nascimento, mas quanto antes, melhor.

A fisioterapia, a fonoaudiologia e a terapia ocupacional em conjunto com os pais e o sistema escolar fornecerão o suporte adequado para qualquer criança ... e especialmente para uma criança com Síndrome de Down.

(O escritor é um terapeuta ocupacional.)