O ex-presidente sul-africano Jacob Zuma condenado a 15 meses de prisão por desacato ao tribunal

Esta é a primeira vez na história da África do Sul que um ex-presidente é condenado à prisão.

Jacob ZumaO ex-presidente sul-africano Jacob Zuma. (Reuters / Arquivo)

O ex-presidente da África do Sul, Jacob Zuma, foi considerado culpado de desacato ao tribunal e condenado a 15 meses de prisão por desafiar uma ordem judicial para comparecer a um inquérito que investigava amplas alegações de corrupção durante seu mandato de 2009 a 2018.

Zuma não compareceu ao tribunal para a decisão na terça-feira e foi condenado a se entregar em cinco dias a uma delegacia de polícia em sua cidade natal, Nkandla, na província de KwaZulu-Natal ou em Joanesburgo.

Esta é a primeira vez na história da África do Sul que um ex-presidente foi condenado à prisão.

O ex-presidente sul-africano, Jacob Zuma, encontra-se no Supremo Tribunal em Pietermaritzburg, África do Sul, na quarta-feira, 26 de maio de 2021, no início de seu julgamento por corrupção. (AP)

A corte máxima do país, a Corte Constitucional, decidiu que Zuma desafiou uma ordem da mais alta corte do país ao se recusar a cooperar com a comissão de inquérito, que é presidida pelo vice-presidente do tribunal Raymond Zondo.

O Tribunal Constitucional considera que não pode haver dúvida de que o Sr. Zuma está em desacato ao tribunal. Zuma foi intimado com a ordem e é impossível concluir outra coisa senão que ele estava inequivocamente ciente do que ela exigia dele, disse o presidente da Suprema Corte em exercício Sisi Khampepe.

Ela acrescentou que ao determinar a sentença de prisão para Zuma, o tribunal considerou impossível concluir que ele cumpriria qualquer outra ordem.

Zuma reiterou repetidamente que prefere ser preso do que cooperar com a comissão ou cumprir a ordem feita, disse Khampepe.

Zuma já havia expressado sua relutância em comparecer perante a comissão, que até agora ouviu evidências implicando diretamente em Zuma em atos ilícitos.

Em uma carta anterior de 21 páginas escrita ao Chefe de Justiça Mogoeng Mogoeng, que o tribunal descreveu como escandalosa, Zuma afirmou que estava pronto para ser mandado para a prisão.

Na sua carta que divulgou ao público, Zuma afirmou que o presidente da comissão, Zondo, era tendencioso contra ele e que as provas apresentadas contra ele tinham motivação política.

Alguns ex-ministros, altos funcionários do governo e executivos de empresas estatais estão entre as testemunhas que implicaram Zuma em corrupção.

Vários testemunharam que, embora o presidente Zuma tenha permitido que membros da controversa família Gupta influenciassem sua nomeação de ministros e contratos lucrativos em empresas estatais.

Zuma também está enfrentando problemas legais adicionais enquanto está sendo julgado por acusações relacionadas a subornos que ele supostamente recebeu durante o acordo de compra de armas de 1999 na África do Sul.

Ele se declarou inocente das acusações e seus advogados solicitaram que o promotor principal em seu caso renunciasse por causa de um alegado preconceito contra Zuma.