‘Exame anal forçado’ para provar a conduta homossexual: grupo de direitos desacredita prática

Em um relatório divulgado na terça-feira, o grupo de defesa chama os exames de 'uma forma de tratamento cruel, degradante e desumano' que equivale a agressão sexual, viola convenções internacionais e pode chegar ao nível de tortura.

A Human Rights Watch está pedindo o fim dos exames anais forçados com um relatório que os documenta em oito países, principalmente na África, dizendo que a prática é baseada em ideias erradas sobre a suposta prova de conduta homossexual.

Em um relatório divulgado na terça-feira, o grupo de defesa considera os exames uma forma de tratamento cruel, degradante e desumano que equivale a agressão sexual, viola convenções internacionais e pode chegar ao nível de tortura.

O relatório baseia-se em entrevistas com 32 homens e mulheres transexuais submetidos a exames em oito países que proíbem a conduta homossexual: Camarões, Egito, Quênia, Líbano, Tunísia, Turcomenistão, Uganda e Zâmbia.

O relatório afirma que os exames estão enraizados em teorias desacreditadas do século 19, de que os homossexuais podem ser identificados pelas características do ânus.

Um tribunal queniano sustentou recentemente o uso de exames anais para determinar a orientação sexual de um suspeito, rejeitando o argumento de que o procedimento equivale a tortura e tratamento degradante.

Um grupo de homossexuais em Uganda em breve abrirá um processo judicial contra o procedimento porque viola a declaração de direitos do país, disse Frank Mugisha, um líder gay que disse estar ciente de muitos desses incidentes.

É muito degradante, disse ele.

Embora alguns casos envolvam estupro, muitos envolvem adultos consentidos, alvos da polícia, alguns dos quais tentam extorquir dinheiro dos suspeitos, disse Mugisha.

O assunto da homossexualidade é tabu em muitos países africanos. Em 2009, um legislador de Uganda apresentou um projeto de lei que prescrevia a pena de morte para alguns atos homossexuais. Uma versão menos severa aprovada pelos legisladores foi rejeitada por um tribunal como inconstitucional, em meio a pressões internacionais.

Muitos homossexuais vivem vidas secretas, com medo de espancamentos e outros atos de violência se forem revelados.