O ex-senador dos EUA Jim Webb anuncia candidatura às eleições presidenciais de 2016

Webb reconheceu que enfrentaria grandes obstáculos, mas prometeu trazer uma voz de fora para a corrida de 2016.

jim webb, eleições americanas, candidatos eleitorais dos Estados Unidos, candidatos à presidência dos Estados Unidos, campanha eleitoral de jim webb, campanha eleitoral de jim webb, fim webb para presidente, webb para presidente, eleições dos Estados Unidos de 2016, democratas, notícias eleitorais americanas, notícias americanas, notícias mundiais, expresso indianoARQUIVO - Nesta foto de arquivo de 30 de junho de 2015, o ex-senador da Virgínia Jim Webb fala em Baltimore. (Foto AP)

O ex-senador dos Estados Unidos Jim Webb anunciou sua campanha presidencial na quinta-feira, abrindo uma candidatura improvável contra Hillary Rodham Clinton e um grupo de rivais democratas pela indicação do partido em 2016.

Espera-se que Webb, 69, um condecorado veterano do Vietnã e ex-oficial da Marinha, concentre sua campanha em ajudar a classe trabalhadora americana a competir na economia, enfrentando a reforma do financiamento de campanha e evitando que os EUA se envolvam em complicações estrangeiras como Iraque e Afeganistão .

[postagem relacionada]

Eu entendo as probabilidades, especialmente no clima político de hoje, onde o debate justo é tantas vezes abafado por enormes somas de dinheiro. Eu sei que mais de um candidato neste processo pretende arrecadar pelo menos um bilhão de dólares, Webb disse em um comunicado. Mas precisamos sacudir o controle dessas elites das sombras em nosso processo político.

A oposição de Webb à Guerra do Iraque - seu filho Jimmy serviu no conflito - desempenhou um papel central em sua surpreendente eleição para o Senado em 2006 contra um adversário republicano. Embora tenha optado por não buscar a reeleição após um mandato, suas credenciais militares e de política externa poderiam permitir que ele se tornasse um alvo de debate para Clinton, que atuou como secretário de Estado do presidente Barack Obama.

Webb disse que a política externa dos EUA está à deriva desde o fim da Guerra Fria e pediu uma nova doutrina de política externa que delineasse as circunstâncias em que os EUA usariam a força militar.

Graduado pela Academia Naval dos Estados Unidos, Webb serviu como comandante de companhia no Vietnã e mais tarde escreveu um romance aclamado, Fields of Fire, sobre a guerra. No final da guerra, Webb tornou-se republicano, trabalhou no Departamento de Defesa e serviu como secretário da Marinha no final do governo Reagan.

Mas ele se opôs à decisão do presidente George W. Bush de invadir o Iraque em 2003 e foi recrutado pelos democratas para desafiar o senador republicano George Allen em 2006. A campanha de Webb foi ajudada por um fervor contra a guerra no Iraque.

Webb tem feito viagens frequentes aos primeiros estados eleitorais de Iowa e New Hampshire, mas as primeiras pesquisas mostram que ele está atrás em um campo dominado por Clinton e outros candidatos proeminentes.