O presidente da França, Macron, disse que o professor decapitado foi vítima de estupidez, ódio

Em um memorial nacional na Universidade Sorbonne, no centro de Paris, Macron elogiou o professor de história Samuel Paty como a 'face da República' que 'acreditava no conhecimento'.

Índia, Paquistão Turquia, França, Emmanuel Macron, Presidente da França, Professor da Escola Francês morto, Expresso da ÍndiaO primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, disse que Macron estava encorajando sentimentos anti-muçulmanos e provocando muçulmanos; O Irã e a Arábia Saudita condenaram as charges. (Abdulmonam Eassa, piscina via AP)

O presidente Emmanuel Macron prometeu na quarta-feira que a França não renunciaria às liberdades ensinadas por um professor decapitado por um islâmico radical na semana passada após mostrar caricaturas do profeta do Islã para sua classe.

Em um memorial nacional na Universidade Sorbonne, no centro de Paris, Macron elogiou o professor de história Samuel Paty como a face da República que acreditava no conhecimento.

Paty, 47, foi assassinada na sexta-feira por um jovem de 18 anos de origem chechena que se radicalizou. Ele, por sua vez, foi morto a tiros pela polícia.

Samuel Paty ... tornou-se a face da República, de nossa vontade de destruir terroristas, de (acabar com) os islâmicos, de viver como uma comunidade de cidadãos livres em nosso país, disse Macron. Nós continuaremos.

Um guarda militar cerimonial carregou o caixão do professor para o pátio de paralelepípedos da Sorbonne, onde o memorial ocorreu diante de sua família, membros do governo e convidados selecionados. Uma tela gigante foi instalada do lado de fora.

A cerimônia emocionante, com leituras que incluíam um poema de Albert Camus para seu próprio professor, aconteceu horas depois que o promotor esboçou como o adolescente matou Paty, com a suposta ajuda de dois jovens estudantes da escola em um subúrbio do noroeste de Paris.

Jean-François Ricard disse que um adolescente de 14 e outro de 15 estão entre as sete pessoas levadas perante um juiz de investigação por acusações de cumplicidade em assassinato em relação a um empreendimento terrorista e conspiração criminosa.

O assassino ofereceu aos alunos da escola onde Paty dava aulas de 300-350 euros (US $ 355-US $ 415) para ajudá-lo a escolher o educador, disse Ricard durante uma entrevista coletiva.

A investigação apurou que o autor do crime sabia o nome do professor, o nome da escola e a sua morada, mas não tinha meios para o identificar, afirmou o procurador. Essa identificação só foi possível com a ajuda de alunos da mesma escola.

Ele disse que a implicação dos dois jovens adolescentes parecia ser conclusiva. As autoridades identificaram o assassino como Abdoullakh Anzorov., Um refugiado checheno nascido em Moscou.

Anzorov assumiu a responsabilidade em um texto acompanhado de uma fotografia da vítima encontrada em seu telefone.

Os outros suspeitos incluem o pai de um aluno que postou vídeos nas redes sociais que pedem mobilização contra o professor e um ativista islâmico que ajudou o homem a disseminar as mensagens virulentas, que chamou Paty e deu o endereço da escola, disse Ricard.

Outros dois homens, de 18 e 19 anos, são acusados ​​de acompanhar o agressor quando ele comprou as armas, incluindo uma faca e uma arma de airsoft, disse o promotor. Um deles teria levado Anzorov, que vivia na cidade de Evreux, na Normandia, a cerca de 90 quilômetros de distância, para perto da escola cerca de três horas antes do crime.

Outro suspeito de 18 anos tinha contato próximo com o agressor e endossava o islamismo radical, disse Ricard.

Todos os três, que eram amigos de Anzorov, supostamente disseram que ele estava se 'radicalizando' por vários meses, marcado por uma mudança de comportamento, aparência física, isolamento, uma frequência assídua da mesquita e comentários ambíguos sobre a Jihad e o Estado Islâmico grupo.

Samuel Paty foi vítima de uma conspiração de estupidez, ódio, mentiras ... ódio do outro ... ódio pelo que profundamente somos, disse Macron durante seu discurso, que mesclou homenagens à vítima e à profissão docente com os esforços de seu governo para erradicar Radicais islâmicos.

Na manhã de quarta-feira, o governo francês emitiu uma ordem para dissolver um grupo islâmico militante doméstico, o Coletivo Cheikh Yassine. O porta-voz do governo Gabriel Attal disse que ele estava implicado, ligado ao ataque de sexta-feira e que foi usado para promover um discurso de ódio anti-republicano. Outros grupos serão dissolvidos nas próximas semanas por motivos semelhantes, disse Attal.

Com o nome de um líder assassinado do Hamas palestino, o Coletivo Cheikh Yassine foi fundado no início dos anos 2000 pelo ativista islâmico que está entre as sete pessoas acusadas de serem cúmplices do agressor.

Attal também confirmou que o governo ordenou que uma mesquita no subúrbio de Pantin, no nordeste de Paris, fechasse por seis meses.

A mesquita Pantin está sendo punida por transmitir a mensagem do pai zangado nas redes sociais.

As autoridades dizem que há muito um imã segue o caminho salafista, uma interpretação rigorosa do livro sagrado muçulmano.

Um evento em memória nacional está programado para ser realizado na quarta-feira à noite no pátio da Universidade Sorbonne.