Amigos, família e público vão ao funeral do físico Stephen Hawking

As cinzas de Hawking serão enterradas na Abadia de Westminster em junho, entre alguns dos maiores cientistas da história, Isaac Newton e Charles Darwin.

Portadores do caixão carregam o caixão para fora da Igreja Great St Marys no final do funeral do físico teórico Prof Stephen Hawking, em Cambridge. (Fonte: Reuters)

Muitos simpatizantes encheram as ruas de Cambridge no sábado para o funeral do físico britânico Stephen Hawking, saudado por outro importante cientista como uma mente aprisionada vagando pelo cosmos.

Hawking, aleijado desde jovem por uma doença degenerativa, venceu todas as probabilidades contra ele para se tornar o cientista mais famoso de sua época. Seu trabalho abrangeu desde as origens do próprio universo, passando por viagens no tempo e sondagem de buracos negros no espaço. Ele alcançou renome internacional após a publicação de A Brief History of Time em 1988.

Seu caixão era coberto com lírios brancos do Universo e rosas brancas Polar Star e carregado por carregadores da Universidade de Cambridge, onde ele trabalhava. Foi saudado por uma grande multidão do lado de fora da igreja, que aplaudiu quando foi carregado.

O ator britânico Eddie Redmayne chega à Igreja Great St Marys, onde faz uma leitura no funeral do físico teórico Prof Stephen Hawking, em Cambridge. (Reuters)

O cientista de 76 anos foi pranteado por seus filhos Robert, Lucy e Timothy, acompanhados por convidados, incluindo o dramaturgo Alan Bennett, o empresário Elon Musk e a modelo Lily Cole. Eddie Redmayne, o ator que interpretou o professor Hawking no filme de 2014 The Theory of Everything foi um dos leitores da cerimônia e Felicity Jones, que interpretou sua esposa, Jane Hawking no filme, também compareceu à cerimônia.

A cerimônia incluiu música com tema espacial composta especialmente para Hawking chamada Beyond the Night Sky, inspirada por um poema e citações de Uma Breve História do Tempo e sons de assobio e shh baseados em gravações do espaço. O astrônomo Royal Martin Rees, um amigo pessoal, leu a Apologia 40 de Platão, A Morte de Sócrates, que fala da busca por conhecimento que persiste após a morte.

O carro funerário contendo o professor Stephen Hawking chega à Igreja da Universidade de Santa Maria, a Grande, enquanto os enlutados se reúnem para prestar suas homenagens, em Cambridge. (AP)

Confinado a uma cadeira de rodas durante a maior parte de sua vida depois de ser diagnosticado com Doença do Neurônio Motor quando tinha 21 anos, o intelecto elevado e a persistência de Hawking impressionaram as pessoas comuns, disse Rees em uma apreciação publicada no início deste mês. Por que ele se tornou uma 'figura de culto'? O conceito de uma mente aprisionada vagando pelo cosmos simplesmente agarrou a imaginação das pessoas, disse ele. Seu nome viverá nos anais da ciência; milhões tiveram seus horizontes cósmicos ampliados por seus livros mais vendidos; e ainda mais, em todo o mundo, foram inspirados por um exemplo único de conquista contra todas as probabilidades - uma manifestação de incrível força de vontade e determinação.