‘A inovação tecnológica do futuro depende das crianças de hoje’

Algumas décadas depois, as crianças de hoje vão inventar futuras ferramentas, tecnologias e empregos desconhecidos. Eles precisam desenvolver ideias que possam enfrentar os desafios de sua época.

inovação tecnológicaHabilidades digitais são tão importantes quanto linguagem ou matemática comportamental. (Fonte: Getty Images)

Por Mohit Bansal

Professores, escolas e pais sempre lidam com algumas questões fundamentais: Como podemos preparar as crianças para realizar todo o seu potencial? Como colocá-los na curva de aprendizado certa? Com a crescente relevância da tecnologia em nossas vidas, as habilidades digitais são tão importantes quanto a linguagem ou a matemática comportamental. Portanto, as escolas têm a melhor chance de transmitir essas habilidades às crianças desde cedo e torná-las prontas para o futuro. Aqui estão as razões para esta hipótese:

Pegue-os jovens

As escolas são o primeiro campo de aprendizagem formal e laboratório de teste para crianças. O conhecimento e a experiência obtidos aqui em tenra idade constituem a base para todas as habilidades de vida. Portanto, uma interface pequena, mas cuidadosamente projetada com inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina, análise de dados e codificação no nível da escola pode definir o tom para um futuro digitalmente capacitado. Por exemplo, uma solução de aprendizado e exame online com tecnologia de IA pode avaliar a curva de aprendizado de uma criança e personalizar os próximos módulos. Isso torna o aprendizado uma experiência divertida. Ao mesmo tempo, seja o que for que essas crianças se tornem na vida, elas serão capazes de apreciar a tecnologia e aproveitá-la da melhor maneira possível.

Leia também | Da codificação ao design, aqui estão 10 sites e jogos para impulsionar as habilidades analíticas das crianças

Nutrindo os inventores de amanhã

De acordo com um relatório de 2017 da Dell Technologies, 85 por cento dos empregos futuros ainda não foram inventados. Algumas décadas depois, as crianças de hoje vão inventar futuras ferramentas, tecnologias e esses empregos desconhecidos. Eles precisam desenvolver ideias que possam enfrentar os desafios de sua época. Isso requer habilidades de um engenheiro, um desenvolvedor, e não um consumidor. A exposição durante o tempo escolar à tecnologia digital de ponta não apenas inculca habilidades tecnológicas, mas também inspira as crianças a ficarem curiosas sobre o que mais pode ser feito com ela. Jack Ma, fundador e presidente de uma das empresas de tecnologia de crescimento mais rápido, Alibaba, dá este conselho aos educadores: Temos que ensinar nossos filhos a serem muito, muito inovadores, muito criativos ... Dessa forma, podemos criar empregos para nossos próprios filhos.

Os jogos são fantásticos, a tecnologia também

As crianças nunca precisaram de qualquer motivação ou empurrão de fora para subir em árvores ou rolar no gramado lamacento. É muito natural que eles se envolvam em qualquer atividade que lhes seja oferecida como um jogo e teste suas habilidades. A tecnologia educacional hoje oferece uma experiência gamificada para crianças em idade escolar. Enquanto brincam com a tecnologia, eles podem absorvê-la e aprendê-la sem nenhum esforço consciente. Pense em um jogo de realidade aumentada que permite que as crianças visualizem o futuro quando a IoT tomar forma completa. Eles podem ver carros conectados pedindo suprimentos de mercearia e ajustando a temperatura do quarto a caminho de casa. Pode estimulá-los a explorar mais sobre os dispositivos conectados, matando dois coelhos com uma cajadada só. Em um cenário diferente, as crianças poderiam competir em um questionário virtual contra seus amigos e colegas de classe. Cada fase do jogo os recompensa com classificações competitivas, recompensas online e algumas citações motivacionais. Isso deixa as crianças animadas com a corrida do conhecimento com seus amigos.