Alemanha: Nove mortos em suspeita de ataque de extrema direita, atirador morto

O atirador atacou pela primeira vez um bar de narguilé no centro de Hanau por volta das 22 horas. Quarta-feira, matando várias pessoas antes de se dirigir a cerca de 2,5 quilômetros (1,5 milhas) a oeste e abrir fogo novamente, causando mais vítimas.

Alemanha: 8 mortos em tiroteios em Hanau, suspeito mortoPelo menos oito pessoas morreram em tiroteios dentro e fora de dois bares de narguilé no sudoeste da Alemanha na noite de quarta-feira. (Foto AP)

Um alemão de 43 anos atirou e matou nove pessoas em vários locais em um subúrbio de Frankfurt durante os ataques que parecem ter sido motivados por crenças de extrema direita, disseram as autoridades na quinta-feira.

Testemunhas e vídeos de vigilância do carro em fuga do suspeito levaram as autoridades rapidamente para sua casa, perto do local do segundo ataque, onde ele foi encontrado morto perto de sua mãe de 72 anos, disse Peter Beuth, ministro do Interior do estado de Hesse .

Um site que se acredita ser do suspeito está sendo avaliado, disse Beuth.

A análise inicial da página do suspeito indica uma motivação xenófoba, disse ele.

Ele disse que os promotores federais assumiram a investigação do crime e o estão tratando como um ato de terrorismo doméstico.

Hanau: os forenses investigam o local após um tiroteio no centro de Hanau, Alemanha, quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020. (AP)

Este é um ataque à nossa sociedade livre e pacífica, disse ele.

Acredita-se que algumas das vítimas sejam turcas, e o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, disse que o consulado em Frankfurt e a embaixada em Berlim estavam tentando obter informações sobre o ataque.

De acordo com as informações iniciais, foi um ataque com motivo racista, mas teríamos de aguardar a declaração (oficial), disse ele à televisão estatal TRT.

A agência de notícias alemã DPA relatou que a polícia está examinando um vídeo que o suspeito pode ter postado online vários dias antes, no qual ele detalha uma teoria de conspiração sobre abuso infantil nos Estados Unidos. A autenticidade do vídeo não pôde ser verificada imediatamente.

Uma bala está na calçada perto de um restaurante no local de um tiroteio no centro de Hanau, Alemanha, quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020. (AP)

Em um site cadastrado por alguém com o mesmo nome do homem do vídeo, Tobias R., o proprietário diz que nasceu em Hanau em 1977 e cresceu na cidade, depois se formou em um banco e se formou em administração em 2007 .

O ataque ocorre em meio a preocupações crescentes sobre a violência de extrema direita na Alemanha.

A chanceler Angela Merkel cancelou uma visita planejada na quinta-feira a uma universidade em Halle. Seu porta-voz, Steffen Seibert, disse que ela estava sendo constantemente informada sobre o estado das investigações em Hanau.

Halle foi o local de um ataque anti-semita mortal no ano passado. Um homem expressando pontos de vista antijudaicos tentou atirar em uma sinagoga, falhou e matou dois transeuntes antes de ser preso.

A polícia monta guarda perto do local de um tiroteio no centro de Hanau, Alemanha, quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020. (AP)

O tiroteio em Halle ocorreu meses após o assassinato de um político regional do partido de Merkel. O suspeito tinha um longo histórico de atividades neonazistas e condenações por crimes violentos.

Os pensamentos esta manhã estão com o povo de Hanau, em cujo meio este terrível crime foi cometido, disse Seibert no Twitter. Profunda simpatia pelas famílias afetadas, que choram por seus mortos. Esperamos que os feridos se recuperem em breve.

Além dos mortos, Beuth disse que uma pessoa ficou gravemente ferida e várias outras sofreram ferimentos menos graves.

Policiais invadiram o centro de Hanau, isolando a área de um dos tiroteios enquanto um helicóptero pairava sobre sua cabeça. Um carro coberto por uma película térmica também pode ser visto, com um vidro estilhaçado próximo a ele. Peritos forenses em macacões brancos coletaram evidências.

Os salões de narguilé são locais onde as pessoas se reúnem para fumar tabaco aromatizado em cachimbos de água do Oriente Médio.

Foi uma noite terrível que certamente nos ocupará por muito, muito tempo e lembraremos com tristeza, disse o prefeito de Hanau, Claus Kaminsky, ao jornal Bild. A legisladora Katja Leikert, membro do partido de centro-direita de Merkel que representa Hanau no parlamento alemão, twittou que era um verdadeiro cenário de terror para todos nós.

Hanau fica a cerca de 20 quilômetros (12 milhas) a leste de Frankfurt. Tem cerca de 100.000 habitantes e encontra-se no estado de Hesse.