Dê aos seus filhos esses alimentos que aumentam a imunidade

Nozes como amêndoas, nozes e sementes como abóbora e linhaça são bons estimuladores imunológicos. As nozes podem ser consumidas inteiras ou depois de embebidas. As sementes podem ser adicionadas ao seu cereal.

aumentar a imunidade para criançasAs laranjas contêm vitamina C. (Fonte: Dreamstime)

Não há nada melhor do que fornecer uma boa nutrição, para fortalecer a imunidade do seu filho.

Por Prachi Mandholia

Essa mudança climática está afetando a saúde das crianças. Seja durante a escola ou no recreio, as crianças pegam insetos facilmente. Como nenhum pai quer ver seu filho doente, é aconselhável aumentar sua imunidade para prevenir doenças e se recuperar rapidamente.

Não há nada melhor do que fornecer uma boa nutrição, para fortalecer a imunidade do seu filho. Esses alimentos irão ajudá-lo a manter o mesmo. Aqui estão algumas diretrizes para aumentar a imunidade do seu filho:

Laranjas

As laranjas contêm vitamina C, um antioxidante que aumenta a imunidade e previne infecções. O consumo regular de laranjas manterá as defesas do seu filho fortes. Eles podem consumir frutas inteiras ou em forma de suco.

Tulsi

Tulsi, o manjericão sagrado, um remédio conhecido da avó para resfriados e gripes, também funciona bem. Consumir tulsi regularmente previne e reduz os episódios de resfriado comum e outras infecções. As crianças podem ficar com a folha ou se o sabor adstringente for demais para elas, esmague a folha e adicione algumas gotas de mel.

Mel

O mel tem propriedades antimicrobianas. Além disso, ele reveste a garganta e alivia a irritação da garganta. Todas as crianças adoram mel, dê-lhes uma colher ou adicione ao cereal.

Açafrão

A cúrcuma é muito eficaz no combate a infecções. A curcumina na cúrcuma tem propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. Cúrcuma fresca funciona melhor do que o pó, então adicione ao leite ou adicione seu suco a uma colher de mel e dê ao seu filho regularmente.

Nozes e sementes

Nozes como amêndoas, nozes e sementes como abóbora e linhaça são bons estimuladores imunológicos. As nozes podem ser consumidas inteiras ou depois de embebidas. As sementes podem ser adicionadas ao seu cereal.

Mordida de energia que aumenta a imunidade: Amêndoas + Nozes + Tâmaras + Canela + Linhaça

Probiótico

Os probióticos são bactérias benéficas presentes no trato intestinal que mantêm as bactérias nocivas afastadas. A coalhada tem 'bactérias boas' ou probióticos que fortalecem o sistema imunológico, afastando os microorganismos. Observe que o iogurte aromatizado não oferece os mesmos benefícios, mas contém sabor artificial e é carregado com açúcar. Deixe seus filhos consumirem coalhada de preferência caseira regularmente, como está ou em smoothies, leitelho, raita e muito mais.

Os antibióticos destroem essas bactérias benéficas, portanto, use-os apenas quando outros medicamentos não funcionarem. Certifique-se também de que os antibióticos são acompanhados de probióticos para restaurar o bem-estar.

requeijão para imunidade(Fonte: Dreamstime)

Lembre-se dessas dicas

Limite de açúcar

Os glóbulos brancos são as nossas ‘células do exército’ que lutam contra os germes. Comer alimentos carregados de açúcar reduz a capacidade dos glóbulos brancos de combater os germes, reduzindo assim a imunidade. O açúcar não fornece nutrição, mas calorias vazias. Portanto, você deve limitar a ingestão de açúcar do seu filho.

Evite adicionar açúcar ao leite, pois ele já contém açúcares naturais. Restrinja sobremesas como cupcakes, sorvetes, donuts e outros doces a uma vez por mês. Se você conseguir isso, evitará que adoeçam com frequência e também manterá seus dentes saudáveis.

Dormir

Depois de tanta atividade durante o dia, toda criança acima de 3 anos precisa de no mínimo 10 horas de sono. A privação de sono em crianças fará com que se sintam cansadas e aumentará as chances de contrair uma infecção. Portanto, crie uma rotina concreta de hora de dormir para eles.

Higiene

Mãos para baixo! A melhor maneira de prevenir um resfriado ou gripe é manter as mãos do seu filho limpas. Incentive a lavagem frequente das mãos, especialmente antes e depois das refeições, após as brincadeiras e sempre que seu filho usar o banheiro. Além disso, praticar a higiene pessoal, como escovar os dentes duas vezes ao dia e trocar a escova de dentes a cada 3 meses, manterá seu filho saudável e longe de agentes patogênicos.

Comer alimentos que aumentam a imunidade todos os dias mantém o médico longe!

(A autora é uma nutricionista registrada e uma educadora em diabetes certificada. Ela é uma nutricionista clínica em Mumbai. Para obter mais ideias, envie um e-mail para [email protected])