Presidente do Haiti, Jovenel Moise, assassinado em casa

O presidente Jovenel Moïse, de 53 anos, governou por decreto por mais de dois anos depois que o país não realizou eleições, o que levou à dissolução do Parlamento.

Nesta foto de arquivo de 7 de fevereiro de 2020, o presidente do Haiti, Jovenel Moise, fala durante uma entrevista em sua casa em Petion-Ville, um subúrbio de Port-au-Prince, Haiti. (AP)

O presidente haitiano, Jovenel Moïse, foi assassinado em um ataque a sua residência privada, disse o primeiro-ministro interino do país em um comunicado na quarta-feira, chamando isso de um ato odioso, desumano e bárbaro.

A primeira-dama Martine Moïse foi hospitalizada após o ataque noturno, disse o primeiro-ministro interino Claude Joseph. A nação de mais de 11 milhões de pessoas ficou cada vez mais instável e descontente com Moïse.

A situação de segurança do país está sob o controle da Polícia Nacional do Haiti e das Forças Armadas do Haiti, disse Joseph em nota de seu gabinete. A democracia e a república vencerão.

Na madrugada de quarta-feira, as ruas estavam quase vazias na capital do país caribenho, Porto Príncipe, mas algumas pessoas saquearam negócios em uma área.

Joseph disse que a polícia foi deslocada para o Palácio Nacional e para a comunidade de luxo de Pétionville e será enviada para outras áreas.

Joseph condenou o assassinato como um ato odioso, desumano e bárbaro. Ele disse que alguns dos agressores falavam em espanhol, mas não deu nenhuma explicação adicional.

Os problemas econômicos, políticos e sociais do Haiti se aprofundaram recentemente, com a violência das gangues aumentando fortemente na capital de Porto Príncipe, a inflação crescendo e alimentos e combustível se tornando cada vez mais escassos em um país onde 60% da população ganha menos de US $ 2 por dia. Esses problemas vêm enquanto o Haiti ainda tenta se recuperar do devastador terremoto de 2010 e do furacão Matthew que atingiu em 2016.

Moïse, de 53 anos, governou por decreto por mais de dois anos depois que o país não realizou eleições, o que levou à dissolução do Parlamento. Líderes da oposição o acusaram de buscar aumentar seu poder, incluindo a aprovação de um decreto que limitou os poderes de um tribunal que audita contratos governamentais e outro que criou uma agência de inteligência que responde apenas ao presidente.

Nos últimos meses, os líderes da oposição exigiram sua renúncia, argumentando que seu mandato terminou legalmente em fevereiro de 2021. Moïse e seus apoiadores afirmaram que seu mandato começou quando ele assumiu o cargo no início de 2017, após uma eleição caótica que forçou a nomeação de um presidente provisório para servir durante um período de um ano.

O Haiti estava programado para realizar eleições gerais no final deste ano.