Aqui está tudo o que você precisa saber sobre sarampo em crianças

sarampo em criançasEsse tipo de infecção é mais comum em crianças desnutridas ou desnutridas. (Fonte: Getty Images)

Por Dr. Alok Kumar Dwivedi

O sarampo é uma doença viral contagiosa do sistema respiratório que causa febre e uma erupção cutânea característica no corpo. É transmitido por gotículas no ar de uma pessoa infectada ao tossir e espirrar. Esse tipo de infecção é mais comum em crianças desnutridas ou desnutridas e muito comum em crianças com deficiências imunológicas. É uma condição desagradável, mas que normalmente passa sem tratamento em sete a 10 dias.

Sintomas de sarampo

Os sintomas iniciais do sarampo, que geralmente aparecem 10 a 12 dias após a infecção, incluem febre alta, coriza e olhos vermelhos. Vários dias depois, surge uma erupção na pele (pequenas manchas vermelhas com coceira), começando na face e na parte superior do pescoço e gradualmente se espalhando para baixo. A tosse pode persistir por duas semanas.

Às vezes, o sarampo pode causar uma infecção secundária; as crianças podem ter infecções de ouvido, pneumonia ou diarreia e vômitos quando têm sarampo. Uma complicação rara, mas séria, do sarampo é a encefalite (inflamação do cérebro).

A infecção se espalha através de:

Contato físico com uma pessoa infectada.

Estar perto de pessoas infectadas se elas tossirem ou espirrarem.

Tocar uma superfície que infectou gotículas de muco e, em seguida, colocar os dedos na boca ou esfregar o nariz ou os olhos.

Como isso afeta a saúde de uma criança?

Se você acha que seu filho está apresentando algum sintoma de sarampo, você deve consultar um pediatra ou um clínico geral imediatamente. Por se tratar de uma doença contagiosa, os pais devem perguntar se o médico pode visitar seu filho em casa. Uma infecção de sarampo pode durar várias semanas. Os sintomas geralmente começam de sete a 14 dias depois que alguém é exposto ao vírus. Crianças com sarampo devem ser mantidas afastadas de outras pessoas por quatro dias após o aparecimento da erupção. Para aqueles com um sistema imunológico enfraquecido, isso deve continuar até que tenham uma recuperação completa e todos os sintomas tenham desaparecido.

Sarampo vs Alergias

As alergias são a resposta imune do corpo a um alérgeno, que pode ser comida, remédio, poeira, pólen, picada de inseto, etc. Elas podem se manifestar na forma de asma, eczema ou rinite alérgica ou, no caso de alergias alimentares, podem apresentar com sintomas abdominais, erupção cutânea, crescimento deficiente, etc. As alergias não são infecciosas ou contagiosas, enquanto o sarampo é altamente contagioso. Você pode pegar sarampo simplesmente por estar no mesmo quarto que uma pessoa infectada.

Existem dois tipos de sarampo:

Sarampo: é a forma padrão causada pelo vírus rubéola.

Rubéola ou sarampo alemão: é causada pelo vírus da rubéola.

A rubéola geralmente se apresenta como leve, mas é mais arriscada para bebês que ainda não nasceram do que para crianças pequenas, se uma mulher contrair o vírus durante a gravidez. A vacina contra sarampo, caxumba e rubéola (MMR) contém imunizações para ambos os tipos.

Prevenção do sarampo

A vacinação é a ferramenta mais importante de prevenção. A vacina mais eficaz, segura, barata e facilmente disponível para proteção contra o sarampo é a vacina contra sarampo-caxumba-rubéola (MMR) ou vacina contra sarampo-caxumba-rubéola-varicela (MMRV), que é dada a crianças entre 12 e 15 meses velho e novamente quando eles têm quatro a seis anos de idade. É uma vacina viva, duas doses como MMR a serem administradas aos nove meses e aos 15 meses de idade de acordo com o calendário de imunização. Aqueles que não foram vacinados e não tiveram a doença ainda podem ser vacinados.

Além disso, evite locais superlotados durante as estações endêmicas, evite contato próximo com pessoas infectadas, use máscaras faciais, etc. Mulheres grávidas não devem tomar a vacina.

A maioria das crianças que contraem sarampo recupera totalmente, mas em alguns casos o sarampo pode ser fatal se houver complicações graves, como inflamação do cérebro (encefalite).

Dieta durante o sarampo

Não existe medicação prescrita para tratar o sarampo. O vírus e os sintomas geralmente desaparecem em duas a três semanas. No entanto, seu médico pode recomendar uma dieta nutritiva saudável e líquidos, especialmente suplementos de vitamina A. Para ajudar a controlar os sintomas:

Incentive o repouso extra na cama.

Beba bastante água para evitar a desidratação.

Tome suplementos de vitamina A.

O isolamento reduz o risco de transmissão. Uma criança que está na fase contagiosa deve ficar longe da escola e evitar o contato próximo com outras pessoas, especialmente aquelas que não estão imunizadas ou nunca tiveram sarampo.

Sarampo durante a gravidez

O sarampo durante a gravidez pode causar aborto espontâneo, parto prematuro ou baixo peso ao nascer. Uma mulher que está planejando engravidar e não foi vacinada deve pedir conselho ao médico. Eles devem evitar qualquer contato direto com uma pessoa infectada ou tocar em superfícies contaminadas.

(O autor é Consultor-Pediatria e Neonatologia, Cloudnine Group of Hospitals, Noida.)