É por isso que é importante criar filhos emocionalmente inteligentes

As crianças lidam com sentimentos e traumas de três maneiras diferentes: repressão, agressão e expressão.

crianças e COVID, comportamento apropriado cobiçoso, notícias infantis e cobiças, notícias infantis, indianexpress.com, indianexpress, notícias infantis e de isolamento,Como você está cuidando de seus filhos? (Fonte: Getty Images / Thinkstock)

Como adultos, nossa vida é amplamente influenciada pelo que vivemos na infância. Como o mundo lida com a pandemia e as crianças ficam confusas, tendo que processar seus sentimentos em um ambiente novo e estranho, é importante que seus pais e mentores os ajudem a se tornarem emocionalmente inteligentes.

Em sua palestra TEDx, a educadora e conselheira Lael Stone toca nesse assunto e menciona como a falta de alfabetização emocional tem um poder significativo no que diz respeito à maneira como somos pais. Mesmo que estejamos nos saindo melhor na compreensão de coisas como atenção plena, empatia, compaixão, resiliência e vulnerabilidade, vejo que as taxas crescentes de angústia em adultos estão profundamente enraizadas nas impressões que recebemos quando crianças, sobre como expressar sentimentos e emoções.

Stone prossegue dizendo que embora possa ser fácil culpar nossos pais pelo que eles fizeram ou não fizeram, eles estavam fazendo o melhor trabalho que sabiam fazer. Eles estavam fazendo o que foi feito com eles ou talvez tenham se virado muito na direção oposta - ‘Vou fazer exatamente o oposto’, diz ela.

TAMBÉM LEIA|Cinco aplicativos de meditação que podem ajudar seu filho a relaxar

Stone acredita que o problema está na falta de instrução emocional. Isso acontece porque os pais não são ensinados a responder aos sentimentos e emoções dos filhos com compaixão.

De alguma forma, ainda valorizamos o IQ muito mais do que valorizamos o EQ. Eu me pergunto se desde o início nos disseram que a infância define a saúde mental do adulto, se deveríamos tomar mais cuidado para nutrir a alma de uma criança.

Ela diz que as crianças lidam com sentimentos e traumas de três maneiras diferentes: repressão, agressão e expressão. O que precisamos como humanos é um lugar seguro para revelar tudo o que somos. Precisamos de limites e restrições, mas também precisamos de empatia e compaixão por todos aqueles grandes sentimentos que surgem dentro de nós. Então, em vez de tentar consertar os problemas dos meus filhos, em vez de tentar fazê-los felizes o tempo todo, simplesmente me abaixei e disse: ‘Conte-me tudo sobre isso’. E apenas escutei.

TAMBÉM LEIA| Um guia introvertido para cuidar de uma criança extrovertida

Ela prossegue dizendo que pesquisas mostram que quando as crianças se sentem seguras para aprender, quando se sentem livres de julgamentos e críticas, e são tratadas com gentileza e respeito, têm autonomia sobre seus corpos e aprendizagem, seus sistemas neurológicos tornam-se plenamente operacionais e sua capacidade para o crescimento e o aprendizado aumentam.