Esperança de reabertura do Canal de Suez impulsionada pelo refluxo parcial do navio emperrado

O Ever Given de 400 metros (430 jardas) de comprimento foi re-flutuado com sucesso às 4h30, horário local (2h30 GMT) e estava sendo protegido, disse a Inchcape, um provedor global de serviços marítimos no Twitter.

canal de SuezImagem de satélite da Maxar Technologies mostra o navio preso no Suez no domingo. (AP)

Um enorme navio de contêineres bloqueando o Canal de Suez do Egito por quase uma semana foi parcialmente reflutuado, aumentando as esperanças de que a movimentada hidrovia será reaberta em breve para um grande acúmulo de navios.

O Ever Given de 400 metros (430 jardas) de comprimento ficou preso na diagonal de uma seção sul do canal com ventos fortes no início da última terça-feira, interrompendo o tráfego na rota marítima mais curta entre a Europa e a Ásia.

A Autoridade do Canal de Suez (SCA) disse na segunda-feira que a maior parte do navio foi endireitada ao longo da margem leste do canal e que as operações de rebocamento seriam retomadas assim que a maré subisse no final do dia.

Após dragagem e escavação no fim de semana, equipes de resgate da SCA e uma equipe da empresa holandesa Smit Salvage tentaram libertar o navio usando rebocadores na madrugada de segunda-feira, disseram duas fontes marítimas e marítimas.

Explicado|Como o Ever Given está sendo movido para limpar o Canal de Suez

Por volta do meio-dia, rebocadores podiam ser vistos manobrando ao redor do navio, alguns com cabos de reboque acoplados, agitando a água abaixo deles.

Uma imagem mostra o navio de contêiner Ever Dado no Canal de Suez nesta imagem de satélite da Maxar Technologies tirada em 28 de março de 2021. (Foto: Maxar Technologies / Folheto via REUTERS)

O tráfego marítimo através do canal será reiniciado assim que o navio for direcionado para a área dos lagos - uma seção mais ampla do canal, disse o SCA.

Pelo menos 369 navios aguardavam para transitar pelo canal, incluindo dezenas de navios porta-contêineres, graneleiros, petroleiros e de gás natural liquefeito (GNL) ou gás liquefeito de petróleo (GLP), disse o presidente da SCA, Osama Rabie.

O SCA disse que pode acelerar comboios através do canal, uma vez que o Ever Given seja libertado. Não perderemos um segundo, disse Rabie à televisão estatal egípcia.

Ele disse que pode levar de dois e meio a três dias para limpar o acúmulo, e uma fonte do canal disse que mais de 100 navios poderão entrar no canal diariamente. O grupo de transporte marítimo Maersk disse que as interrupções indiretas no transporte global podem levar semanas ou meses para se desfazer.

Esta imagem de satélite da Maxar Technologies mostra o navio de carga MV Ever Given preso no Canal de Suez perto de Suez, Egito, sábado, 27 de março de 2021. (Maxar Technologies via AP)

Temos movimento, o que é uma boa notícia. Mas eu não diria que é moleza agora, disse Peter Berdowski, CEO da Boskalis, empresa-mãe de Smit Salvage, a uma rádio pública holandesa.

Água em alta pressão seria injetada sob a proa do navio, que ainda está presa, para remover areia e argila, mas se isso não der certo, os contêineres podem ter que ser retirados do navio, o que causaria um atraso considerável, disse ele.

Uma fonte envolvida na operação de salvamento disse à Reuters na segunda-feira que eles estavam relastrando o navio e esperava que, com a maré favorável, a carga não precisasse ser removida.

A boa notícia é que ela está emocionada. Mas ela ainda está presa na lama. Um segundo grande rebocador de âncora chegará esta manhã. Com sorte, eles serão capazes de puxá-la para fora.

O gerente técnico do navio, Bernhard Schulte Shipmanagement (BSM), disse que as operações para garantir que o navio seja totalmente reflutuado continuam.

CHEERS ERUPT, QUEDA DE PREÇOS BRUTOS

Imagens de vídeo postadas nas redes sociais mostraram que o navio deu a volta, abrindo espaço no canal. Outras imagens, filmadas ao amanhecer, incluíram aplausos de comemoração e buzinas soando dos rebocadores ao redor do navio.

Os preços do petróleo caíram após o progresso inicial no refloteamento do navio, mas reverteram o curso para deixar o petróleo Brent pouco alterado a $ 63,55 o barril. As ações da Evergreen Marine Corp, listada em Taiwan, a locadora do navio, subiram 1,75%.

Cerca de 15% do tráfego marítimo mundial transita pelo Canal de Suez, que é uma importante fonte de receita em moeda estrangeira para o Egito. A paralisação está custando ao canal US $ 14 a US $ 15 milhões por dia.

O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, que não comentou publicamente sobre o bloqueio, disse que o Egito encerrou a crise e garantiu a retomada do comércio pelo canal.

As taxas de envio para os navios petroleiros quase dobraram depois que o navio encalhou, e o bloqueio interrompeu as cadeias de abastecimento globais, ameaçando atrasos onerosos para as empresas que já lidam com as restrições COVID-19.

A Maersk estava entre os carregadores que redirecionavam as cargas ao redor do Cabo da Boa Esperança, somando duas semanas para viagens e custos extras de combustível.