Furacão Dorian: evacuação em massa na costa leste dos EUA enquanto a tempestade se dirige para a Flórida

Nove condados da Flórida emitiram ordens de evacuação obrigatórias. Eles incluíram partes do condado de Duval, que inclui Jacksonville, uma das duas maiores cidades da Flórida, e algumas áreas do condado de Palm Beach.

Furacão Dorian, número de mortos do Furacão Dorian, Evacuação do Furacão Dorian, Costa Leste dos EUA, World News, Indian ExpressCarro submerso fica submerso na água do furacão Dorian em Freeport, Bahamas. (AP)

Um dia depois de ter atingido as Bahamas, o furacão Dorian cresceu em tamanho e ganhou velocidade na quarta-feira, com previsão de chegar perigosamente perto da costa da Flórida, informou a Reuters. A tempestade de categoria 5 matou cinco pessoas em seu rastro, enquanto atingia a Ilha Grand Bahama por cerca de um dia. Dorian, que no fim de semana foi um dos mais poderosos furacões do Atlântico já registrados, inundou casas com água nas ilhas Abaco, no norte das Bahamas, antes de seu avanço esperado na costa leste dos Estados Unidos.

O número exato da devastação nas Bahamas não ficará claro até que a tempestade passe e as equipes de resgate possam chegar ao solo. No entanto, reduziu-se a uma tempestade de categoria 2. O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) disse que ventos perigosos e tempestades com risco de vida continuam na Ilha Grand Bahama e novos alertas e alertas de furacão foram emitidos.

Governo ordena evacuação

Nove condados da Flórida emitiram ordens de evacuação obrigatórias. Eles incluíram partes do condado de Duval, que inclui Jacksonville, uma das duas maiores cidades da Flórida, e algumas áreas no condado de Palm Beach, lar do resort Mar-a-Lago de Trump.

Depois de dias de avisos para fugir de uma tempestade que em seu pico foi classificada no topo da escala da força de um furacão, muitos residentes da costa da Flórida permaneceram inseguros se deveriam esperar o fim ou evacuar. Mais ao norte, as ruas de Sea Island, Geórgia, estavam praticamente vazias na terça-feira depois que muitos visitantes atenderam às ordens de evacuação, disse Kathryn Ross, dona da mercearia Pelican Market. O Walt Disney World Resort em Orlando vai fechar na manhã de terça-feira, disse em um comunicado. Os governadores da Geórgia e da Carolina do Sul ordenaram a evacuação de alguns condados costeiros.

Residentes locais embarcam em ônibus em Lanier Plaza para deixar a área sob evacuação obrigatória antes do furacão Dorian, segunda-feira, 2 de setembro de 2019, em Brunswick, Geórgia (Curtis Compton / Atlanta Journal-Constitution via AP)

Na Carolina do Sul, a Interestadual 26 foi transformada em uma rota de evacuação de mão única longe de Charleston, na costa, e o governador da Geórgia, Brian Kemp, também planejou inverter as faixas na I-16 na terça-feira para acelerar o fluxo de tráfego para longe da zona de perigo , AP relatou.

Dorian enfraquece para furacão de categoria 2

Dorian embora enfraquecido, meteorologistas disseram que a tempestade quase parou porque as correntes de direção na atmosfera entraram em colapso, começaram a se dirigir para o noroeste e aumentar de tamanho, movendo-se perigosamente perto da costa leste da Flórida de terça a quarta-feira à noite, o NHC disse. Dorian, agora uma tempestade de categoria 2 na escala de vento Saffir-Simpson de cinco etapas, está localizada a cerca de 105 milhas (170 quilômetros) a leste de Fort Pierce, Flórida, com ventos máximos sustentados de 110 milhas por hora (175 km por hora). O meteorologista Daniel Brown alertou que mesmo um pequeno desvio em sua trajetória projetada poderia levar a tempestade em direção à terra.

Brandon Ennis foge das ondas causadas pelo furacão Dorian caindo sobre o cais da enseada de Júpiter, terça-feira, 3 de setembro de 2019, em Júpiter, Flórida. (Joe Cavaretta / South Florida Sun-Sentinel via AP)

Socorro e resgate

As Nações Unidas e a Cruz Vermelha Internacional começaram a se mobilizar para lidar com o desdobramento da crise humanitária. O primeiro-ministro Hubert Minnis disse que foi uma tragédia histórica. Chamadas desesperadas tentando encontrar entes queridos deixaram mensagens em estações de rádio locais enquanto o ministro da Saúde Duane Sands disse que Dorian devastou a infraestrutura de saúde na ilha de Grand Bahama e que uma grave inundação inutilizou o hospital principal. Ele disse que espera enviar uma equipe médica avançada em breve para as ilhas de Abaco, informou a AP.

O olho do furacão Dorian permanece perto da cidade de Freeport. (NOAA)

O porta-voz da Cruz Vermelha, Matthew Cochrane, disse que mais de 13 mil casas, ou cerca de 45% das casas em Grand Bahama e Abaco, foram gravemente danificadas ou destruídas. Funcionários da ONU disseram que mais de 60.000 pessoas nas ilhas duramente atingidas precisarão de alimentos, e a Cruz Vermelha disse que cerca de 62.000 precisarão de água potável. A Cruz Vermelha autorizou meio milhão de dólares para financiar a primeira onda de assistência, disse Cochrane.