Imagine: é preciso coragem para ser professor

dia dos professores, dia dos professores 2019, professores(Foto: Getty Images / Thinkstock)

Ele pega uma ideia simples, envolve-a em nossa cabeça de maneira agradável e lenta e, em seguida, puxa e sopra nossas mentes. Estas são as palavras que meu filho usou para descrever seu professor mais uma vez, e eu não pude deixar de pensar que ensinar é a arte do encantamento mágico. Grandes professores são como bruxas e feiticeiros de sua arte mágica: o poderoso Dumbledore , Dronacharyas e Gandalfs de nossos tempos. Eles acendem a centelha de curiosidade, admiração e emoção com as possibilidades do mundo ao nosso redor.

Se eu fosse pedir a você para olhar para trás, para a época em que você estava na escola e pensar em um professor que mudou sua vida completamente, tenho certeza que você não falaria sobre um professor que era apenas muito bem informado e bem informado. Você se lembrará daquela professora que fez você se sentir bem consigo mesma, cujos olhos brilhavam ao ser cumprimentada, que respeitou e honrou a dignidade de cada pessoa da sala de aula e tornou o aprendizado muito divertido. A verdade simples é que as crianças não aprendem com professores de quem não gostam. Quando as crianças experimentam dignidade, aceitação e recebem um espaço emocionalmente seguro, a magia do aprendizado é inevitável.

Quando eu estava no último ano do ensino médio, pensei que tinha uma conexão especial com o diretor da escola. Ele me deu um profundo senso de valor. Mesmo depois de deixar a escola, carreguei esse sentimento comigo. Vinte e cinco anos depois, tivemos nosso e-reencontro em lote (já que todos estavam espalhados pelo mundo) e uma questão levantada foi: Qual professor da escola mudou sua vida? Imagine minha surpresa quando a maioria das pessoas o nomeou! Estimulado por essa descoberta, verifiquei com meu irmão, que era meu último ano na escola e alguns outros veteranos e juniores, e todos lhe deram o nome. Uma parte de mim estava irritada, mas uma grande parte de mim ficou maravilhada com esse incrível poder de um professor de tocar tantas vidas.

Como mãe e terapeuta, tenho visto crianças passarem por essa transformação mágica sempre que têm um professor excepcional. Lembro-me de ter trabalhado com uma criança que lutava contra a depressão e a automutilação recorrente. Tínhamos tentado todos os tipos de intervenções por meses, mas a escuridão não estava se movendo. Então a escola decidiu mudar sua seção e colocá-lo com um professor cujas habilidades mágicas eram conhecidas em toda parte (não, não em Hogwarts). E mágica foi o que ela fez, já que alguns meses depois esta criança não apenas empurrou a depressão para fora de sua vida, mas estava ativamente envolvida nas brincadeiras da classe, sendo amiga de outra criança com deficiência de aprendizado e fazendo novos amigos. Quando perguntei o que havia mudado, ele respondeu com um encolher de ombros e, Não sei! Não satisfeito com a resposta e totalmente intrigado, entrei em contato com a professora e perguntei quais estratégias ela havia usado. A resposta dela foi muito simples, só me certifico de que a criança saiba que é amada, que pertence e que toda a classe está com ela. Ele não está sozinho.

Lembro-me de ficar sentado por um longo tempo depois de falar com ela, enquanto o poder de suas palavras me atingia. Toda aquela conversa e o burburinho que ouvimos sobre gestão de sala de aula, estratégias de ensino, inclusão, tudo vale para nada se o professor não for capaz de amar cada criança da classe e garantir que eles saibam disso.