O intruso na base do Força Aérea Um gera revisão de segurança global

Em um comunicado, a Base Conjunta Andrews (JBA) confirmou que um indivíduo do sexo masculino com dois mandados pendentes acessou uma das aeronaves C-40B atribuídas à 89ª Asa Aérea na noite de quinta-feira. O intruso desarmado foi preso pelas autoridades em Maryland.

Vice-presidente dos EUA, o avião de Kamala Harris voltou à Base Conjunta de Andrews em Maryland devido a um problema técnico. (O jornal New York Times)

Em uma violação grave de segurança, um intruso entrou na altamente protegida Base Conjunta Andrews, que abriga o avião presidencial, o Força Aérea Um, e acessou uma aeronave usada pelo vice-presidente dos Estados Unidos e outros oficiais de alto escalão.

Após o incidente, a Força Aérea dos Estados Unidos anunciou na sexta-feira que conduzirá uma revisão de segurança global.

A base, a 24 km da Casa Branca em Washington, DC, abriga a unidade responsável pelo Força Aérea Um e outras aeronaves reservadas para os líderes eleitos e altos escalões militares do país.

Não houve indicação de que o suspeito, que não foi identificado, tivesse ligações com grupos extremistas, disseram as autoridades da base.

Um funcionário dos EUA disse à CBS News que a violação de segurança não afetou a frota presidencial.

O presidente Joe Biden voou da base para sua casa em Wilmington, Delaware, na noite de sexta-feira. Esta foi a primeira vez que ele voou no Força Aérea Um depois de tomar posse como 46º presidente dos Estados Unidos em 20 de janeiro.

Depois de obter acesso ao campo de aviação, o intruso desarmado entrou em uma aeronave C-40 pela 89ª Asa Airlift, conhecida como ala presidencial, disseram as autoridades.

Acho que todo mundo está levando isso muito a sério, e o secretário interino da Força Aérea e o chefe do Estado-Maior da Força Aérea vão ordenar que o inspetor-geral da Força Aérea investigue totalmente esta questão, disse o secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, a repórteres na sexta-feira.

Os comandantes também ordenaram medidas de segurança adicionais na base, disse Kirby.

O avião C-40 em que o intruso entrou é o equivalente da Força Aérea a um avião 737, pintado no esquema de cores azul e branco do governo dos Estados Unidos, e foi projetado como um escritório no céu para militares, líderes governamentais e membros do Congresso, NBC News relatado.

O avião está equipado com comunicações seguras, dormitórios e mesas de trabalho, de acordo com a Força Aérea dos Estados Unidos.

O inspetor-geral da Força Aérea conduzirá uma investigação sobre a invasão, disse a Força Aérea em seu comunicado. Ele também fará uma análise abrangente da segurança da instalação e das tendências em suas bases ao redor do mundo.

A segurança de nossa instalação é primordial, disse o coronel Roy Oberhaus, comandante da Base Conjunta Andrews, em um comunicado.

Esta foi uma violação grave de segurança, Oberhaus acrescentou.

A invasão ocorre quase um mês após os tumultos de 6 de janeiro no Capitólio dos Estados Unidos por partidários do ex-presidente Donald Trump, que manteve protocolos de segurança mais rígidos em vigor.