Deficiência de ferro: sintomas em mulheres grávidas e riscos na pandemia

Se uma mulher grávida apresentar algum dos sintomas comumente associados à deficiência de ferro, procurar intervenção médica rápida se tornará a necessidade do momento

Vacina Pfizer-BioNTech, vacina contra coronavírus, vacina para mulheres grávidas, vacina para mulheres em amamentação, vacina covid-19, expresso indianoA agência autorizou a vacina para qualquer pessoa com 16 anos ou mais e pediu à Pfizer que apresentasse relatórios regulares sobre a segurança da vacina, incluindo seu uso em mulheres grávidas. (Representativo)

Por Dr Poornima J

Enquanto os governos de todo o mundo lutam para enfrentar a pandemia, agora mais do que nunca, é responsabilidade dos cidadãos serem proativos e cuidar de sua saúde. Junto com os idosos e indivíduos com co-morbidades, as mulheres grávidas são um dos principais grupos demográficos que precisam se cuidar e minimizar complicações potenciais.

Há muito tempo está estabelecido que a deficiência de ferro é um dos problemas nutricionais mais significativos que afligem as mulheres grávidas. Estudos concluíram que até 52 por cento de todas as mulheres grávidas sofrem de deficiência de ferro. Embora este seja inegavelmente um desafio global de saúde, a prevalência é maior no mundo em desenvolvimento. O que torna esse desafio mais difícil de lidar é que, ao contrário da maioria das deficiências, os sintomas podem ser muito difíceis de discernir.

Os principais sintomas associados à anemia por deficiência de ferro incluem o seguinte;

• Fadiga extrema e fraqueza

• Pele pálida

• Dor no peito, batimento cardíaco acelerado ou falta de ar

• Dor de cabeça, tontura ou vertigem

• Inflamação ou dor na língua

• Unhas quebradiças

• Pouco apetite, especialmente em bebês e crianças com anemia por deficiência de ferro

TAMBÉM LEIA | ‘Você não pode esperar uma sala de parto configurada em uma aeronave’: Doc que ajudou a dar à luz um bebê no voo Delhi-Bengaluru

O apetite reduzido causado devido à deficiência de ferro muitas vezes inicia um círculo vicioso, pois se torna incrivelmente difícil aumentar os níveis de hemoglobina de alguém quando não consome uma dieta nutritiva, o que por sua vez é difícil de fazer quando se tem pouco apetite. Portanto, manter níveis saudáveis ​​de hemoglobina é de extrema importância. A deficiência de ferro é uma preocupação maior em mulheres grávidas por causa dos efeitos que pode ter na saúde do feto. Além de aumentar o risco de descolamento prematuro da placenta e da fase prévia da placenta, também pode causar hipertensão, retardo de crescimento e outras complicações durante a gravidez. Para piorar a situação, o recém-nascido também pode nascer com anemia.

Embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomende 12 como um nível de hemoglobina saudável, um nível mínimo de 10 deve ser mantido. Além de consumir uma dieta balanceada rica em vegetais de folhas verdes e vegetais vermelhos como beterraba e cenoura, evitar a infestação de vermes também é um passo extremamente importante. Fazer um curso periódico de medicamentos anti-vermes como o Albendazol (400 mg) é uma forma eficaz de tratar o problema.

TAMBÉM LEIA | Como uma dieta saudável pode ajudar a saúde mental das crianças durante a pandemia

Compreensivelmente, combater um problema médico tão difundido como este é um enorme desafio em si mesmo. O que aumenta o desafio é a pandemia implacável que agrava alguns dos problemas causados ​​pela deficiência de ferro. A anemia é um dos maiores fatores que comprometem a imunidade das mulheres. Uma imunidade enfraquecida, portanto, torna o indivíduo mais vulnerável a COVID e outras doenças virais, pois a capacidade do fígado e do pâncreas de produzir anticorpos fica significativamente prejudicada.

Desde então, é imperativo que as mulheres grávidas tomem medidas de precaução para evitar a deficiência de ferro. Se alguém apresentar algum dos sintomas comumente associados à deficiência de ferro, a necessidade de uma intervenção médica rápida é a primeira. Além de manter uma dieta nutritiva e rica em ferro, também vale a pena tomar suplementos de ferro, cálcio e proteínas.

(O escritor é MBBS, MS - Obstetrícia e Ginecologia - Bengaluru)