A pandemia de Covid-19 está tornando as crianças introvertidas?

Com a perda de interação entre pares, nenhuma brincadeira ao ar livre ou atividade física, maior tempo de tela e rotinas diárias perturbadas, as crianças são incapazes de descarregar suas energias e estão sendo afetadas emocionalmente

pandemia, pandemia de COVID-19, impacto da pandemia em crianças, crianças introvertidas, parentalidade, notícias expressas indianasAs crianças sempre olham para seus pais em busca de soluções e se os pais estão perturbados ou estressados, as crianças apresentam reações mais graves. (Fonte: Pixabay)

Por Dr. Vikas Taneja

A pandemia COVID-19 nos afetou tanto física quanto emocionalmente, seja em adultos ou crianças. O bloqueio foi uma grande transição, exigindo vários graus de ajustes. Este 'ajuste', por definição, é estresse. Para as crianças, a incerteza, o isolamento social, a falta de interação entre pares e a ausência de atividades ao ar livre resultaram em sinais de irritabilidade, tédio, ansiedade, depressão, estresse, medo, preocupação e outros sentimentos negativos. Outro ponto de debate é A personalidade (introvertida / extrovertida) influencia a forma como as crianças estão lidando com esta pandemia ou a pandemia está tornando as crianças introvertidas?

Há muita confusão sobre introversão e extroversão. A diferença está no que alguém acha estimulante e não exaustivo. Extrovertidos precisam de outras pessoas e de seu bate-papo para obter energia. A solidão facilmente se torna solidão para eles. Os introvertidos, por outro lado, são opostos. Eles precisam ficar sozinhos ou com algumas pessoas que conheçam intimamente para recarregar as baterias.

No início da pandemia e subsequente bloqueio, muitos acreditavam que os introvertidos se sairiam melhor principalmente por causa de seus traços de personalidade. Mas um estudo recente que pesquisou> 1000 adultos americanos sugere o oposto. Foi visto que aqueles que pontuaram mais alto na medida de extroversão eram menos propensos a ter problemas de saúde mental. Os especialistas contribuíram para que a extroversão fosse associada a emoções mais positivas, otimismo e resiliência, enquanto a introversão estava associada a mais nervosismo e medo.

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Para as crianças, toda a questão se torna mais complicada. Com a perda de interação entre pares, sem brincadeiras ao ar livre ou atividade física, maior tempo de tela e rotinas diárias perturbadas, as crianças são incapazes de liberar suas energias e estão sendo afetadas emocionalmente, independentemente da idade ou personalidade. Em segundo lugar, os filhos sempre olham para os pais em busca de soluções e, se os pais estão perturbados ou estressados, os filhos apresentam reações mais graves. Os especialistas argumentaram que tais situações afetariam mais as crianças extrovertidas, tornando-as vulneráveis ​​a se tornarem muito agressivas ou introvertidas. No entanto, as crianças introvertidas também enfrentam dificuldades iguais.

Estratégias de enfrentamento recomendadas

Cada família é única e tem sua própria maneira de lidar com o estresse. Não é um tamanho único para todas as situações. A seguir estão estratégias simples recomendadas para manter uma boa saúde mental:

  • Tente manter a normalidade tanto quanto possível - horários das refeições em família, sono normal e hora de acordar, fazer exercícios, vestir-se antes de começar os trabalhos de escritório / escola, etc.

  • Os pais precisam ter calma e paciência com os filhos. Desabafar raiva e frustração na criança pode piorar as coisas. Durante o estresse, a meditação pode ser muito útil.

  • As famílias são incentivadas a usar esses momentos para fortalecer o vínculo familiar. Atividades simples como jogos de tabuleiro, assistir filmes, ler histórias inspiradoras, preparar refeições juntos, cantar, dançar e ouvir música ajudam a manter uma atitude positiva.

  • Responda às perguntas da criança em uma linguagem apropriada ao desenvolvimento. O medo e a incerteza devem ser explicados à criança de maneira positiva.

  • Recomenda-se que as famílias mantenham seus laços sociais por vários meios, como telefone / videochamadas, bate-papo com amigos e parentes.

  • Limite o tempo de tela, especialmente mídias sociais e canais de notícias, e evite espalhar informações não verificadas.

  • Aceitar radicalmente a mudança de situação e trabalhar as habilidades de resolução de problemas com uma atitude positiva são boas maneiras de lidar com o estresse. Ajuda profissional pode ser solicitada, se necessário.

(O escritor é HOD e Consultor de Pediatria, HCHCT Manipal Hospitals, Delhi Dwarka)