Decisão de tribunal israelense sobre grande local sagrado irrita palestinos

Decisão de tribunal israelense sobre grande local sagrado irrita palestinosUm policial israelense monta guarda como um judeu religioso em uniforme do Exército visita o Monte do Templo, conhecido pelos muçulmanos como o Santuário Nobre, no complexo da Mesquita Al-Aqsa na Cidade Velha de Jerusalém, terça-feira, 3 de agosto de 2021. (AP Foto)

Uma decisão de um tribunal israelense local em favor de um judeu que orou silenciosamente em um local sagrado de Jerusalém irritou as autoridades muçulmanas, que a denunciaram na quinta-feira como uma violação do frágil status quo que governa o complexo.

O complexo da mesquita Al-Aqsa é o terceiro local mais sagrado do Islã e o local mais sagrado para os judeus, que se referem a ele como o Monte do Templo porque era o local dos antigos templos judeus. É o epicentro emocional do conflito israelense-palestino, e as tensões ajudaram a desencadear a guerra de 11 dias em Gaza em maio. Sob acordos informais, os judeus não têm permissão para orar lá.

A decisão de um tribunal de magistrados em Jerusalém dizia respeito a um judeu que havia sido impedido de entrar no local por 15 dias depois que a polícia israelense o pegou orando silenciosamente ali. O tribunal suspendeu a proibição vários dias antes, determinando que o homem, como muitos outros, ora diariamente no Monte do Templo.

Observando que ele fez isso de forma discreta e privada, a decisão disse que essa atividade por si só não é suficiente para violar as instruções da polícia.

Os tribunais de magistrados constituem o nível mais baixo do judiciário israelense e ouvem casos relativos a crimes relativamente menores.

Sob um acordo antigo, mas informal, conhecido como status quo, os judeus têm permissão para visitar o local, mas não orar lá. O acordo foi quebrado nos últimos anos quando grandes grupos de judeus, incluindo nacionalistas religiosos de linha dura, visitaram e oraram regularmente no local. O governo israelense afirma estar comprometido em manter o status quo.

Os palestinos e a vizinha Jordânia, que serve como guardiã do local sagrado, temem que Israel planeje eventualmente assumir o controle do complexo ou particioná-lo, como fez com um local sagrado igualmente contestado em Hebron, na Cisjordânia ocupada por Israel.

O patrimônio islâmico que mantém Al-Aqsa considerou a decisão uma violação flagrante da santidade do complexo e uma clara provocação para os muçulmanos em todo o mundo.

As orações de sexta-feira na mesquita são regularmente assistidas por dezenas de milhares de palestinos, e às vezes são seguidas por protestos e confrontos com a polícia israelense. Uma visita provocativa de um político israelense de direita em 2000 ajudou a desencadear a segunda intifada palestina, ou levante.

Israel capturou Jerusalém oriental, incluindo a Cidade Velha e seus locais sagrados sagrados para judeus, cristãos e muçulmanos, na guerra de 1967 e anexou-a em um movimento não reconhecido pela maioria da comunidade internacional. Os palestinos querem que Jerusalém Oriental seja a capital de seu futuro estado. O status da cidade tem sido uma das questões mais controversas em décadas de esforços de paz fracassados.