Embaixador italiano no Congo morto em ataque a comboio da ONU

Em um breve comunicado, o ministério disse que Luca Attanasio e o oficial foram mortos em Goma, a capital regional do leste. Eles estavam viajando em um comboio da missão de estabilização da ONU no Congo.

Notícias do Congo, embaixador da Itália no Congo morto, Luca Attanasio, Luca Attanasio Congo, notícias de ataque do Congo, notícias do mundo expresso indianoUma foto de apostila sem data mostra o embaixador italiano na República Democrática do Congo, Luca Attanasio, morto em um ataque a um comboio das Nações Unidas no leste do Congo. (Ministério das Relações Exteriores da Itália / Reuters)

O embaixador italiano no Congo e um policial carabineri italiano foram mortos na segunda-feira enquanto viajavam no Congo em um comboio da ONU, disse o Ministério das Relações Exteriores.

O enviado, Luca Attanasio, morreu devido aos ferimentos depois que homens armados abriram fogo contra o comboio, disseram autoridades no Congo a repórteres. As Forças Armadas congolesas estão vasculhando para descobrir quem são os agressores, disse o exército congolês.

Em janeiro de 2019, o Congo experimentou sua primeira transferência de poder democrática e pacífica desde a independência em 1960, após a eleição do presidente Felix Tshisekedi.

Uma vista geral da entrada trancada do Hospital Indiano de Campo Nível III, onde jaz o cadáver do Embaixador italiano Luca Attanasio, em Goma, no leste da República Democrática do Congo, em 22 de fevereiro de 2021. (Reuters)

Ele sucedeu o homem forte Joseph Kabila em uma eleição disputada marcada por alegações de fraude em grande escala e suspeitas de um acordo de bastidores de Kabila para instalar Tshisekedi sobre um candidato da oposição que, de acordo com dados eleitorais vazados, foi o verdadeiro vencedor.

A nação rica em recursos do tamanho da Europa Ocidental sofreu um dos reinados coloniais mais brutais já conhecidos, antes de passar por décadas de ditadura corrupta.

Mais tarde, guerras civis consecutivas envolveram vários países vizinhos. E muitos grupos rebeldes vieram e se foram durante os anos de operação da missão da ONU, às vezes invadindo a capital regional do leste, Goma, onde o embaixador foi morto.

A missão de manutenção da paz da ONU, conhecida por sua sigla MONUSCO, tem trabalhado para reduzir sua presença de 15.000 soldados e transferir seu trabalho de segurança para as autoridades congolesas.