Japão: navio de carga com 43 tripulantes e 5.800 vacas desaparecidas no tufão

Imagem de satélite divulgada pela NASA mostra o tufão Maysak sobre as ilhas mais ao sul do Japão, incluindo Okinawa, no centro. (AP)

O Japão continua procurando por um navio cargueiro desaparecido com 43 tripulantes e 5.800 cabeças de gado que enviou um sinal de socorro na manhã de terça-feira no Mar da China Oriental quando um tufão varreu a região.

A guarda costeira do país resgatou um marinheiro filipino na noite de terça-feira e despachou quatro navios-patrulha e três aviões como parte da busca em andamento, disse um porta-voz da agência por telefone. Um sinal de socorro do navio Gulf Livestock 1 foi recebido quando o navio estava a cerca de 185 quilômetros (115 milhas) a oeste da ilha japonesa Amami.

A tripulação incluía 39 filipinos e duas pessoas da Austrália e da Nova Zelândia, de acordo com a guarda costeira japonesa. O navio foi dirigido para a China da Nova Zelândia.

Um barco de borracha também foi localizado, mas as autoridades não confirmaram se ele pertencia ao navio desaparecido, informou a AFP, citando a guarda costeira do Japão. O navio da Gulf Livestock sinalizou sua posição pela última vez em 1º de setembro às 11h35, de acordo com dados de embarque compilados pela Bloomberg.

Esperava-se que o tufão Maysak atingisse o continente na manhã de quinta-feira na Coreia do Sul e pode ser semelhante em força ao tufão Maemi de 2003, de acordo com o primeiro-ministro do país.