Aniversário de JK Rowling: Qual é a idade certa para apresentar os livros de Harry Potter às crianças?

“Às vezes encontramos pais arrastando uma criança de sete anos e descartando todos os livros que normalmente se recomendaria para uma criança de sete anos, dizendo 'O que é isso? Ele leu Harry Potter! ''

Harry Potter, JK RowlingHarry Potter

Harry Potter de JK Rowling: Os leitores talvez permaneçam para sempre em dívida com JK Rowling por abrir diante deles um mundo totalmente novo de possibilidades imaginativas. A série Harry Potter com seu charme e magia tocou o coração de tantos jovens leitores, fazendo seu caminho para a lista de leituras obrigatórias.

Harry Potter tem magia, humor, emoção, suspense e ação rápida. Ele amalgama vários gêneros em uma série. Embora seja basicamente fantasia, também é uma história escolar, mistério, aventura e terror. O herói é totalmente atraente e se você olhar para as tradições da literatura infantil, é o 'órfão com poder' que sempre prendeu a imaginação das crianças, disse a autora Deepa Agarwal.

Naturalmente, os pais, que são entusiastas dos livros e fãs de JK Rowling, é claro, certificam-se de que seus filhos leiam Harry Potter, muitas vezes dando-os a crianças bem pequenas para ler. Por mais envolventes que sejam os livros, os pais não podem apressar seus filhos na leitura desses livros. Para apreciar totalmente a beleza de Harry Potter, o ideal é que eles comecem a lê-lo somente após uma certa idade. Por um lado, existem certas restrições práticas, como compreender o significado de certas palavras ou as nuances na narrativa, que as crianças podem não ser capazes de enfrentar antes de atingirem a idade apropriada.

Leia também | Como os trouxas podem fazer uma festa temática de Harry Potter para crianças

Posso afirmar por experiência própria que agora se tornou uma espécie de competição entre muitos pais que são naturalmente competitivos falar sobre como seus filhos leem Harry Potter desde cedo. Não estou dizendo que não haja crianças de sete e oito anos que não consigam ler pelo menos os três primeiros livros da série, mas nem todas as crianças. E às vezes encontramos pais arrastando uma criança de sete anos e descartando todos os livros que normalmente se recomendaria para crianças de sete anos, dizendo 'O que é isso? Ele leu Harry Potter! 'Dê a ele algo para crianças mais velhas, disse Sayoni Basu, que dirige a editora infantil Duckbill.

Basu ressalta que os três primeiros livros de Harry Potter são mais adequados para crianças do que o resto. Portanto, um dos desafios que uma criança que começa a ler Potter aos oito enfrenta é que é necessário parar, geralmente depois do Livro 4, e talvez esperar alguns anos até ler os últimos. O que é muito insatisfatório. Forcei meu filho a fazer isso, e muitos conflitos domésticos se seguiram. Não tenho certeza se ainda fui perdoada, ela expressou.

Então, qual é a idade certa para apresentar Harry Potter às crianças? Não antes dos nove ou dez anos. Agarwal disse, eu diria, não abaixo dos nove anos. Eu sei que alguns pais ambiciosos estão ansiosos para fazer seus filhos de sete anos lerem Harry Potter, mas eu sinto que é importante para uma criança compreender todas as nuances para apreciar totalmente um livro. Os últimos títulos da série definitivamente entram na categoria de jovens adultos, então eu diria 10 ou mais para eles.

O professor de psicologia e autor Tanu Shree Singh concorda. (As crianças deveriam ter) cerca de 8-9 anos. Muitos pais têm o equívoco de que, uma vez que está disponível uma versão ilustrada, ela é perfeita para os mais jovens. Não é. As crianças mais novas não poderão desfrutar da profundidade e das camadas dos livros ... o mais velho começou por volta dos 9 e o mais novo por volta dos 11. Na verdade, ele o jogou de lado aos oito, para desaprovação do mais velho. Então, um belo dia, ele chega e diz ‘Uau’. O menino havia lido seu primeiro Harry Potter. Ele os releu várias vezes desde então, acrescentou ela.