Joe Biden nomeia Rashad Hussain como Embaixador-Geral para a Liberdade Religiosa Internacional

Rashad Hussain, 41, é atualmente Diretor de Parcerias e Engajamento Global no Conselho de Segurança Nacional.

Rashad Hussain trabalhou com organizações multilaterais como a OIC e a ONU, governos estrangeiros e organizações da sociedade civil para expandir parcerias em educação, empreendedorismo, saúde, segurança internacional, ciência e tecnologia e outras áreas. (ANI)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nomeou o advogado indiano-americano Rashad Hussain como embaixador-geral para a liberdade religiosa internacional, o primeiro muçulmano a ser nomeado para o cargo-chave, de acordo com a Casa Branca.

O anúncio de hoje ressalta o compromisso do presidente em construir uma administração que se pareça com a América e reflita pessoas de todas as religiões. Hussain é o primeiro muçulmano a ser nomeado para servir como Embaixador-Geral para a Liberdade Religiosa Internacional, disse a Casa Branca em um comunicado na sexta-feira.

Anteriormente, ele atuou como Conselheiro Sênior na Divisão de Segurança Nacional do Departamento de Justiça. Durante a administração Obama, ele serviu como Enviado Especial dos EUA para a Organização de Cooperação Islâmica (OIC), Enviado Especial dos EUA para Comunicações Estratégicas de Contraterrorismo e Conselheiro Adjunto Associado da Casa Branca.

Leitura|Índia sobre direitos: busca para ser melhor se aplica a todos

Em suas funções como enviado, Hussain trabalhou com organizações multilaterais como a OIC e a ONU, governos estrangeiros e organizações da sociedade civil para expandir parcerias em educação, empreendedorismo, saúde, segurança internacional, ciência e tecnologia e outras áreas.

Ele também liderou esforços para combater o anti-semitismo e proteger as minorias religiosas em países de maioria muçulmana. Antes de ingressar na administração Obama, Hussain trabalhou no Comitê Judiciário da Câmara, servindo como escrivão de direito judicial.

Hussain recebeu seu doutorado em Direito pela Yale Law School, onde atuou como editor do Yale Law Journal, e fez mestrado em Administração Pública (Kennedy School of Government) e em Estudos Árabes e Islâmicos na Universidade de Harvard.

Ele também lecionou como Professor Adjunto de Direito no Georgetown Law Center e na Georgetown School of Foreign Service. Ele fala urdu, árabe e espanhol.

O presidente Biden também nomeou o paquistanês-americano Khizr Khan como comissário da Comissão dos Estados Unidos para a Liberdade Religiosa Internacional (USCIRF).

De acordo com a Casa Branca, Deborah Lipstadt foi nomeada como enviada especial para monitorar e combater o anti-semitismo com o posto de embaixador e Sharon Kleinbaum como comissário da USCIRF.

Lipstadt é um renomado estudioso do Holocausto e do anti-semitismo, disse a Casa Branca.