Nas ruas de Cabul, os cães dominam a noite

Quase todas as cidades do mundo lidam com crimes de rua e algumas com matilhas de cães. Mas poucos, se houver, têm que navegar em tal submundo enquanto também enfrentam uma guerra implacável

Cães vagam por uma rua em Cabul, Afeganistão, 28 de fevereiro de 2021.. (Jim Huylebroek / The New York Times)

Escrito por Fatima Faizi e Thomas Gibbons-Neff

Os civis na capital do Afeganistão vivem com medo constante de serem mortos em um ataque direcionado enquanto a guerra com o Taleban e outros grupos extremistas se arrasta. Mas à noite, uma guerra diferente está sendo travada - contra criminosos e matilhas de cães vadios que andam pelas ruas.

Os donos de lojas em um bairro de Cabul falam de um governo paralelo.

Há cães e ladrões armados que tornam a vida das pessoas um inferno, disse Fahim Sultani, um ancião local que trabalha no casco vazio e empoeirado do degradado Cinema Aryub na parte noroeste da cidade, que ele transformou em um escritório improvisado .

Como a economia do Afeganistão foi atingida pelo coronavírus, o crime floresceu em Cabul. Logo após o bloqueio no ano passado, os cães na rua de Sultani e um punhado de seguranças assistiram ao que se tornou um grampo na cidade: um vendedor de sorvete em frente ao teatro foi baleado e roubado, disse ele.

Os cães vadios vagam por toda a cidade e são uma figura estranha e triste de Cabul, conhecida por agarrar, rosnar e atacar as pessoas que passam, principalmente aquelas que estão apenas tentando ganhar a vida. De dia, os animais descansam, conservando suas energias até o crepúsculo, quando eles, junto com os bandidos, comandam as ruas.

Quase todas as cidades do mundo lidam com crimes de rua e algumas com matilhas de cães. Poucos, se houver, precisam enfrentar essas ameaças ao mesmo tempo em que enfrentam ataques a bomba diários, assassinatos dirigidos e 40 anos de guerra implacável.

Certas ruas e cruzamentos quase demarcam o território dos ladrões e dos cães, onde grupos de uma dúzia ou mais se perdem liderados por um líder de matilha que os residentes reconhecem facilmente rondam entre as sombras e as faixas escuras da estrada onde as pessoas não ousam andar.

A maioria dos cães parece um cruzamento entre pastor e labrador e são pequenos em estatura em comparação com os corpulentos que costumam ser usados ​​para lutar no campo. Os desgarrados vivem entre montes de lixo, no final de becos, perto de restaurantes onde podem vasculhar em busca de comida.

Apesar dos repetidos esforços do município da cidade para matá-los - e da presença de vários abrigos, donos de animais afegãos e estrangeiros empáticos e amigáveis ​​com cães ansiosos para adotá-los - os animais prosperam nas ruas.

Sultani estimou que cerca de 10 pessoas em seu bairro foram mordidas no ano passado. Eles eram em sua maioria vendedores amarrados a suas barracas móveis de comida que não eram rápidos o suficiente para fugir dos perdidos.

As vacinas contra a raiva são frequentes, especialmente em Cabul, e consomem uma parte do orçamento do Ministério da Saúde Pública do Afeganistão. Masouma Jafari, porta-voz do ministério, disse que gasta cerca de US $ 200.000 por ano com vacinas em todo o país.

Sultani, 43, é uma autoridade do bairro responsável por cerca de 4.000 famílias - retransmitindo suas demandas ao governo da cidade - na região noroeste de Cabul. Mas ele tem uma queda pelos cachorros da vizinhança, cuidando de vários que ficam no estacionamento do teatro.

Ele protege os animais durante o dia, muitas vezes deixando a porta do teatro aberta para que possam escapar dos apedrejamentos matinais e vespertinos dos alunos que passam.

Desde 2014, o crime em Cabul tem aumentado constantemente. De março de 2017 a março de 2019, houve cerca de 8.000 casos criminais relatados, de acordo com um relatório da Rede de Analistas Afegãos. O Ministério do Interior recusou-se a fornecer dados criminais no ano passado, mas no início de 2020 o aumento nos incidentes levou os funcionários do governo a proibir o uso de motocicletas - o principal meio de transporte para muitos criminosos - mas a decisão mal foi aplicada.

Carregando o peso dessa ilegalidade estão os donos de lojas como Mohammed Ibraheem, cuja pequena loja, que vende bebidas e lanches a menos de um quilômetro do Aryub Cinema, fica envolta na escuridão após o pôr do sol. Os poucos postes de luz e o brilho constante das placas de restaurantes próximos desaparecem rapidamente conforme a estrada beira uma colina. No topo da colina está um palácio decadente do século XIX.

Ibraheem, 20, trabalha em sua loja há pelo menos sete anos. Sua voz cansada soa como se viesse de alguém três vezes sua idade.

No ano passado, ele foi forçado a reduzir suas horas, chegando ao trabalho tarde pela manhã e saindo no início da noite para tentar evitar os cães e os ladrões. Agora há menos horas durante as quais ele pode ganhar a vida, disse ele, enquanto estava perto das caixas de papelão em sua loja cheias de batatas fritas e refrigerantes.

O governo e a polícia fazem o que podem, disse Ibraheem. Mas eles não têm capacidade para lutar contra cães, terroristas e ladrões.

Perto do bairro dos lojistas, no topo de uma colina que virou cemitério que virou pipa, um grupo de amigos optou pela paz com a matilha de cães que vivem entre as lápides. Recentemente, cerca de meia dúzia de crianças - todos meninos da região com idades entre 9 e 14 anos - designaram um deles como seu encantador encantador de cães. Às vezes, os meninos alimentam os cachorros; outras vezes, eles brincam com eles. Na maioria das vezes, eles apenas tentam coexistir.

É um movimento enraizado na estratégia que eles consideram, para que Quatro Olhos, Ruivo, Pés Grandes e Rex - como os meninos passaram a chamar os cães - não os ataquem à noite. E talvez, apenas talvez, os cães possam defendê-los contra qualquer uma das nefastas espécies de duas pernas à espreita no escuro.