Mantenha a calma e crie acessos de raiva, crianças

Se a empregada quebra um prato, então, em vez de gritar, a mãe ou o pai devem lidar educadamente com a conversa.

crianças agressivasAs crianças costumam mostrar raiva para chamar a atenção dos pais. (Fonte: Dreamstime)

Aprenda a cultivar um relacionamento saudável com seu filho nos primeiros dias, quando ele precisa do máximo cuidado e atenção.

Por Dr. Kakoli Acharyya

Os problemas de comportamento em crianças aumentaram muito nos últimos anos, pois a maioria delas sofre forte pressão escolar, não deixando tempo para atividades ao ar livre. Anteriormente, as crianças praticavam atividades esportivas regulares que as ajudavam a desabafar sua beligerância por meio de atividades físicas intensas. A pesquisa também mostra que os videogames violentos são mais populares entre as crianças e, com a superexposição, tornam-se imunes ao terror e à violência, aceitando-os como um comportamento normal. Cultivar um relacionamento saudável com os filhos nos primeiros dias ajuda muito na criação de filhos não agressivos.

Controle seu temperamento

Os pais devem aprender a controlar seu comportamento porque são o primeiro modelo que uma criança segue. Cada criança imita o comportamento de seus pais, mesmo sem compreendê-lo totalmente. Por exemplo, se a empregada quebra um prato, então, em vez de gritar, a mãe ou o pai deve lidar educadamente com a conversa. Eles devem ensinar as crianças sobre a resolução pacífica de todos os problemas contando histórias ou melhor regulamentando sua própria conduta. Os pais devem demonstrar cuidado e compaixão ao lidar com situações estressantes, pois isso terá uma influência duradoura no desenvolvimento do caráter da criança.

Dê-lhes tempo

As crianças costumam mostrar raiva para chamar a atenção dos pais. Ouça suas queixas sem interrupções, sinta empatia com a dor e deixe a raiva se dissipar antes de entrar em uma discussão. Todos os pais devem reservar algum tempo para seus filhos depois do trabalho, onde ambos podem se dedicar a algum tipo de atividade, como arte e artesanato, esportes, ajudando com o dever de casa, etc. Ensine-lhes habilidades para resolver problemas e reagir a cada situação analiticamente, em vez de emocionalmente . Este ritual diminuirá qualquer lacuna de comunicação e promoverá um forte vínculo entre pais e filhos.

Não coloque seu fardo nas crianças

Os pais devem garantir que seus problemas pessoais não sobrecarreguem os filhos. Eles devem tentar resolver seus problemas separadamente para que as crianças não sejam afetadas por qualquer abuso emocional ou físico. As crianças são emocionalmente vulneráveis ​​e muitas vezes encontram uma maneira de se responsabilizar por qualquer problema que seus pais possam estar enfrentando. Em qualquer caso, se as crianças também se envolverem, mantenha a calma enquanto lida com a raiva delas, o que permite que elas se sintam seguras em sua presença.

Corrija o erro do seu filho

Como diz o ditado, odeie o crime, não o criminoso. Os pais também precisam lidar com os erros dos filhos sem que se sintam miseráveis ​​consigo mesmos. Dê-lhes a oportunidade necessária para se explicar e expressar sua maneira de resolver o problema. Por meio de discussão e sugestão, os pais devem apontar os contras de seu erro e comunicar a importância da responsabilidade por suas decisões.

Envolva seus filhos com parentes

Mesmo quando não for possível conhecer os avós diariamente, certifique-se de que seus filhos os encontrem durante os fins de semana e feriados. Na verdade, encontrar parentes como tias, primos, etc., ocasionalmente aumenta a capacidade das crianças de se envolverem com as pessoas livremente. Ensina-os a lidar com as pessoas de forma eficiente, o que, por sua vez, desenvolve seus mecanismos de enfrentamento. Além disso, durante uma crise, eles poderão estender a mão para seus avós, tios, tias e primos, em busca de ajuda e conselhos necessários.

(O escritor é um pediatra do CK Birla Hospitals – CMRI, Calcutá.)