Crianças e problemas de sono na pandemia: aqui está o que os pais precisam saber

A falta de certeza da pandemia é muito para as crianças digerirem, aumentando assim o risco de ansiedade, alertam os especialistas.

problemas de sono e crianças, crianças e problemas de sono na pandemia, como melhorar o ciclo do sono para crianças, sono, pandemia, crianças, pais, notícias expressas indianasOs pais devem definir um horário para dormir e acordar, e devem permitir que a criança tire cochilos constantes. (Foto: Pixabay)

A pandemia tem sido uma experiência avassaladora para adultos e crianças. Para as crianças, especialmente, tirou seu senso de rotina e de vida normal. Em vez de sair, eles agora estão fazendo todas as suas atividades em casa e, como resultado, seus horários de sono estão confusos.

Essa falta de disciplina noturna é a razão pela qual muitas crianças estão dormindo tarde, acordando em horários estranhos e tendo dificuldade para voltar a dormir.

Enquanto pais preocupados procuram especialistas em busca de respostas e possíveis soluções, Kanchan Rai, treinador de bem-estar mental e emocional e fundador do Let Us Talk, diz Paternidade Expressa que tem havido um aumento considerável nos relatos de ciclos de sono interrompidos em crianças durante a pandemia. A falta de certeza da pandemia é muito para as crianças digerirem, aumentando assim o risco de ansiedade. Crianças com privação de sono tornam-se irritáveis, têm menor tolerância à frustração e menor capacidade de atenção, o que prejudica seu desempenho acadêmico, ela comenta.

Rai insiste que, para ajudar as crianças a descansar o tempo necessário, os pais devem limitar o tempo de tela, porque a luz que sai dos aparelhos tende a manter o cérebro em alerta máximo, evitando que a criança adormeça e afetando a liberação de melatonina , um hormônio que nos cansa.

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Além disso, os pais devem definir os horários de dormir e acordar. Os pais devem permitir que a criança tire sonecas constantes. As crianças que sentem ansiedade muitas vezes têm dificuldade em desligar seus pensamentos, portanto, devem ter a oportunidade de expressar suas preocupações antes de dormir, conversando com os pais ou escrevendo seus sentimentos, acrescenta ela.

Concordando com ela, especialista em pais e fundador de whatparentsask.com (WPA) Dra. Debmita Dutta diz que o sono é multifatorial e geralmente é a primeira coisa que fica prejudicada assim que há um pequeno problema no espaço físico, mental ou emocional .

Ela sugere que os pais façam estas nove atividades simples com os filhos:

1. Faça com que eles façam alguma atividade física.
2. Conecte-se com eles individualmente ao longo do dia.
3. Dê-lhes espaço e privacidade.
4. Não insista na obediência.
5. Evite falar sobre notícias que causem ansiedade, mesmo que eles pensem que a criança não vai entender.
6. Limite o uso do dispositivo.
7. Procure qualquer tipo de cyber-bullying [que pode manter a criança acordada à noite].
8. Ajude as crianças com seu desempenho acadêmico. Ajude-os com a conclusão do dever de casa ou com os projetos que estão vencendo.
9. Siga uma rotina.

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