‘Uma ameaça’: os meios de comunicação dos EUA atacam Donald Trump por ‘incitar’ o ataque ao Capitólio

Capitólio dos EUA, notícias do Capitólio dos EUA, cerco do Capitólio dos EUA, violência do Capitólio dos EUA, violência do Capitólio dos EUA cobertura da mídia, Donald Trump, Joe Biden, Confronto do Capitólio dos EUA, Bloqueio do Capitólio dos EUA, Protesto do Capitólio dos EUA, Ataque do Capitólio dos EUA, Capitólio dos EUA e Casa Branca, EUA motim do Capitólio, tentativa de golpe do Capitólio dos EUADonald Trump (Reuters Photo)

Os meios de comunicação dos EUA atacaram o presidente Donald Trump, chamando-o de uma ameaça e incapaz de permanecer no cargo após o ataque ao Capitólio pelos apoiadores de Trump na quarta-feira. Tanto a mídia impressa quanto a eletrônica responsabilizaram Trump diretamente por incitar a multidão e exigiram que ele fosse responsabilizado por meio de processos de impeachment ou processo criminal.

Milhares de apoiadores de Trump invadiram o Capitólio dos EUA e entraram em confronto com a polícia na quarta-feira, resultando na morte de pelo menos quatro pessoas e interrompendo um processo constitucional para afirmar a vitória do presidente eleito Joe Biden na eleição. Os protestos foram supostamente desencadeados pelo discurso de Trump em um comício de seus apoiadores na tarde de quarta-feira em Washington, onde ele pediu que eles nunca desistissem da luta.

O New York Times publicou na primeira página a manchete 'Trump incita a turba'. Em um editorial intitulado 'Trump é o culpado pelo ataque ao Capitólio', disse o jornal, o presidente Trump e seus facilitadores republicanos no Congresso incitaram um ataque violento na quarta-feira contra o governo que lideram e a nação que professam amar. Isso não pode permanecer.

Primeira página do New York Times. VIVER| Atualizações sobre o cerco ao Capitólio dos EUA

O editorial do NYT disse que a retórica sediciosa de Trump levou uma multidão de milhares de pessoas a invadir o prédio do Capitólio dos EUA, alguns invadindo a Câmara e o Senado, onde os representantes eleitos se reuniram para cumprir seu dever constitucional de contar os votos eleitorais e confirmar a eleição de Joe Biden como presidente.

O presidente precisa ser responsabilizado - por meio de processo de impeachment ou processo criminal - e o mesmo vale para seus apoiadores que praticaram a violência. Com o tempo, deve haver uma investigação sobre o fracasso da Polícia do Capitólio em se preparar para um ataque que foi anunciado e planejado em público, disse o editorial.

Leia também|‘Angustiado por ver a violência nos EUA’: como o PM Modi e outros líderes mundiais reagiram

Este não é apenas um ataque aos resultados das eleições de 2020. É um precedente - uma permissão para oposição semelhante aos resultados de futuras eleições. Deve ser claramente rejeitado e colocado fora do limite de conduta permitida. Os líderes do Partido Republicano também têm certa responsabilidade pelo ataque ao Capitólio, acrescentou.

Primeira página do Washington Post.

O Washington Post publicou a manchete ‘Trump mob ataca o Capitólio’ em sua primeira página, chamando o presidente por incitar a multidão a ‘ato de insurreição, violência’. Em um editorial intitulado ‘Trump causou o assalto ao Capitólio. Ele deve ser removido ', o Post disse que a recusa do presidente em aceitar sua derrota nas eleições e seu incitamento implacável de seus partidários levaram quarta-feira ao impensável: um ataque ao Capitólio dos Estados Unidos por uma multidão violenta que oprimiu a polícia e expulsou o Congresso de suas câmaras enquanto estava debatendo a contagem dos votos eleitorais.

A responsabilidade por esse ato de sedição recai diretamente sobre o presidente, que mostrou que sua permanência no cargo representa uma grave ameaça à democracia dos Estados Unidos. Ele deve ser removido, disse o editorial.

Trump não está apto para permanecer no cargo pelos próximos 14 dias, quando em 20 de janeiro o presidente eleito Joe Biden será empossado como o próximo líder da América, disse, acrescentando que Cada segundo que ele retém os vastos poderes da presidência é um ameaça à ordem pública e à segurança nacional.

O vice-presidente Mike Pence, que teve que ser retirado do plenário do Senado para sua própria proteção, deve imediatamente reunir o Gabinete para invocar a 25ª Emenda, declarando que Trump é incapaz de cumprir os poderes e deveres de seu cargo, disse.

Os americanos colocam o cinto de segurança, seguem as leis de trânsito, pagam impostos e votam por causa da fé em um sistema - e essa fé o faz funcionar. A voz mais alta do país incitou as pessoas a quebrar essa fé, não apenas em tweets, mas incitando-os a agir. Trump é uma ameaça e, enquanto permanecer na Casa Branca, o país estará em perigo, disse o editorial.

Ver fotos|25 fotos que mostram o horror dos apoiadores de Trump invadindo o Capitólio

O Los Angeles Times e o The Seattle Times também chamaram Trump por incitar a multidão que atacou o Capitólio na quarta-feira.

Primeira página do Los Angeles Times. Primeira página do Seattle Times.

O Wall Street Journal publicou a manchete ‘Mob storms Capitol’ em sua primeira página. Em sua análise, o Journal disse que nunca na memória recente os acontecimentos de um único período de 24 horas abalaram tanto duas presidências, o próprio Capitólio dos Estados Unidos e a própria nação como o fizeram na quarta-feira.

Primeira página do Wall Street Journal.