Nepal mapear Bill agora lei, Índia diz decepcionada

Isso aprofundará a linha de fronteira com a Índia, que já rejeitou a reivindicação do Nepal às áreas de Kalapani, Lipulekh e Limpiyadhura no estado indiano de Uttarakhand, dizendo que é uma violação do nosso entendimento atual manter negociações sobre questões de fronteira pendentes.

Novo mapa do Nepal, mapa do Nepal, projeto do mapa do Nepal, projeto do mapa do Nepal aprovado, projeto do mapa da Assembleia do Nepal, projeto do mapa da Assembleia do Nepal, projeto do mapa da Assembleia do Nepal aprovado, notícias do mundo, Indian ExpressO ministro das Relações Exteriores do Nepal, Pradeep Gyawali, aponta para um mapa do Nepal durante uma entrevista em Kathmandu, Nepal (Arquivo / Foto da AP)

O Nepal entrou em rota de colisão com a Índia na quinta-feira, depois que a Câmara Alta aprovou por unanimidade um projeto de lei de emenda constitucional, endossando o novo mapa do país que inclui territórios com a Índia.

O presidente Bidhya Devi Bhandari deu seu consentimento ao projeto de lei poucas horas após sua aprovação no Rastriya Sabha.

Esse aprofunda a linha de fronteira com a Índia que já rejeitou a reivindicação do Nepal às áreas de Kalapani, Lipulekh e Limpiyadhura em Uttarakhand, dizendo que é uma violação do nosso entendimento atual manter conversações sobre questões de fronteira pendentes.

Em Nova Delhi, fontes disseram o governo ficou desapontado na maneira como Kathmandu não tentou criar uma atmosfera propícia e uma situação positiva, apesar dos apetites para conversas. A responsabilidade, disseram as fontes, recaiu sobre o governo do Nepal.

No Rastriya Sabha, 57 dos 58 membros - exceto o presidente - votaram 'sim' a favor do projeto de lei. O presidente Ganesh Prasad Timilsina certificou a resolução da Câmara.

Leia | 'Roti-beti' laços em vilas fronteiriças de Bihar sentem a tensão de mudar de laços

O projeto de lei, aprovado anteriormente pela Câmara dos Representantes, dá ao primeiro-ministro KP Sharma Oli o mandato constitucional para reclamar os territórios da Índia como prometido.

Devemos ter essas áreas sob nosso controle administrativo, disse Radheshyam Adhikary, membro do Congresso da Oposição Nepali em Rastriya Sabha.

Tivemos que trazer o novo mapa porque a Índia, apesar de ter aceito essas áreas como disputadas, incluiu-as em seu mapa e ali construiu unilateralmente uma estrada, disse.

Esta foi uma referência à inauguração, em 8 de maio, da estrada Dharchula-Lipulekh na trilha Mansarovar Yatra pelo ministro da Defesa indiano, Rajnath Singh.

Os membros do Partido Comunista do Nepal foram mais expressivos, culpando a Índia por questões que estavam chegando ao auge.

Narayan Kaji Shrestha, ex-vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores, disse: Queremos apenas que a questão seja resolvida por meio de conversas, com base em fatos e evidências. Evitar conversas piorará a situação.

Leia | Índia promete construir instalações de saneamento no icônico Templo de Pashupatinath do Nepal

Oli não falou durante o debate na Câmara sobre o assunto, mas depois, ao responder a um debate sobre o orçamento anual, disse: A solidariedade, com ninguém se opondo ao projeto de lei de emenda à constituição, mostra que estamos juntos na questão da unidade nacional e que nenhum esforço de qualquer lado para nos dividir terá sucesso.

Com o projeto de lei se transformando em lei, será obrigatório que o governo use o novo mapa oficial e o emblema nacional que contém o mapa.

O Ministério das Relações Exteriores do Nepal, entretanto, indicou que irá esclarecer à Índia seus esforços para manter um diálogo desde novembro passado, logo após a Índia incluir Kalapani, Lipulekh e Limpiyadhura em seu novo mapa publicado após a bifurcação de Jammu e Caxemira em dois. Territórios.

Leia | Delhi alcança Kathmandu: pause o processo do mapa, venha para a mesa

Fizemos pedidos por escrito duas vezes. Tudo o que a Índia disse foi que está empenhada em dialogar. Até a data, nunca nos deu um cronograma claro, oficial ou não oficialmente, disseram fontes do Ministério.

Questionados sobre a visão do Nepal sobre o confronto Índia-China em Ladakh, as fontes disseram que manteremos uma postura neutra, mas sinceramente desejamos que ambos os lados resolvam isso de forma pacífica e por meio do diálogo.

Em Nova Delhi, fontes do governo disseram que a Índia propôs uma videoconferência, ligações telefônicas entre os Secretários de Relações Exteriores, além de possíveis visitas à Índia pelo Secretário de Relações Exteriores do Nepal para discutir a questão da fronteira. Fontes disseram que a proposta foi enviada antes que a questão fosse levada ao parlamento do Nepal.